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https://bdm.unb.br/handle/10483/14502
Título: | Os desafios do professor diante da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na Escola Classe 511 de Samambaia - Distrito Federal |
Autor(es): | Figueiredo, Fabíola Santos da Silva |
Orientador(es): | Sousa, Nair Heloisa Bicalho de |
Assunto: | Estudantes com necessidades educativas especiais Estudantes com necessidades educativas especiais Educação inclusiva Professores de educação especial |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 6-Set-2016 |
Referência: | FIGUEIREDO, Fabíola Santos da Silva. Os desafios do professor diante da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na Escola Classe 511 de Samambaia - Distrito Federal. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O objetivo principal desta pesquisa é conhecer a perspectiva dos professores a respeito da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (ANEEs) da Escola Classe 511 de Samambaia – DF, tendo em vista as experiências e os problemas vivenciados em sala de aula, assim como as sugestões apresentadas para o aperfeiçoamento do processo da aprendizagem dos mesmos. A ação interventiva junto à comunidade escolar da Escola Classe 511 de Samambaia – DF foi a realização de uma oficina pedagógica com seis docentes, que permitiu aos professores refletir sobre suas experiências e práticas e buscar juntos soluções para os problemas vivenciados no cotidiano escolar. Os resultados obtidos indicam que os professores experimentam certo medo e apreensão de início, devido à falta de formação; os principais problemas apontados estão voltados para a falta de recursos e de infraestrutura da escola (banheiros adaptados, acessibilidade e estrutura didática apropriada entre outros), e as sugestões apresentadas para o aprimoramento da prática pedagógica com os ANEEs inclui a revisão das práticas docentes, a utilização de jogos e brincadeiras e a busca de novos materiais. Além disso, os professores propuseram a união de esforços dos atores da comunidade escolar (pais, docentes e gestores) de modo a efetivar o processo de inclusão dos ANEEs. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
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