Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Nair Heloisa Bicalho de | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Fabíola Santos da Silva | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Fabíola Santos da Silva. Os desafios do professor diante da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na Escola Classe 511 de Samambaia - Distrito Federal. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo principal desta pesquisa é conhecer a perspectiva dos professores a respeito da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (ANEEs) da Escola Classe 511 de Samambaia – DF, tendo em vista as experiências e os problemas vivenciados em sala de aula, assim como as sugestões apresentadas para o aperfeiçoamento do processo da aprendizagem dos mesmos. A ação interventiva junto à comunidade escolar da Escola Classe 511 de Samambaia – DF foi a realização de uma oficina pedagógica com seis docentes, que permitiu aos professores refletir sobre suas experiências e práticas e buscar juntos soluções para os problemas vivenciados no cotidiano escolar. Os resultados obtidos indicam que os professores experimentam certo medo e apreensão de início, devido à falta de formação; os principais problemas apontados estão voltados para a falta de recursos e de infraestrutura da escola (banheiros adaptados, acessibilidade e estrutura didática apropriada entre outros), e as sugestões apresentadas para o aprimoramento da prática pedagógica com os ANEEs inclui a revisão das práticas docentes, a utilização de jogos e brincadeiras e a busca de novos materiais. Além disso, os professores propuseram a união de esforços dos atores da comunidade escolar (pais, docentes e gestores) de modo a efetivar o processo de inclusão dos ANEEs. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os desafios do professor diante da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na Escola Classe 511 de Samambaia - Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-06T12:27:43Z | - |
dc.date.available | 2016-09-06T12:27:43Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14502 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Professores de educação especial | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|