Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14395
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlmerindaReginaMirandaMartins_tcc.pdf280,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A escola e a relação de desigualdade : o desafio da prática de valores na escola
Autor(es): Martins, Almerinda Regina Miranda
Orientador(es): Costa, Renata Jesus da
Assunto: Diversidade na escola
Ambiente de sala de aula
Valores sociais
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 30-Ago-2016
Referência: MARTINS, Almerinda Regina Miranda. A escola e a relação de desigualdade: o desafio da prática de valores na escola. 2015. 35 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer apresentar de maneira sucinta pressupostos teóricos a respeito do tema diversidade cultural, e ainda apresentar o resultados obtidos na Escola Municipal Jardim das Oliveiras acerca de projeto voltado para o tema. A escolha do tema se deu principalmente pelo fato do desrespeito à diversidade ser uma realidade nas escolas, o que acaba ocasionando violência e até abandono escolar. Esta pesquisa além de levar em consideração a análise de referências teóricas também tem em seu escopo uma abordagem qualitativa, pois não está preocupada com a análise numérica, mas com os fatos em si, independente de quantidade. Deste modo, para dar embasamento teórico, forma consultados autores renomados como Libâneo, Paulo Freire, Gadotti, Cecília Meireles dentre outros importantes nomes que tanto contribuem para pesquisas na área de educação. Assim, ao final da pesquisa constatou-se a nítida interação dos alunos com as atividades propostas, a entrega nas respostas dos questionários e principalmente a necessidade do professor trabalhar o tema diversidade em suas aulas de maneira contínua para despertar nos alunos valores adormecidos, nunca antes estimulados.
Abstract: This paper aims to present briefly theoretical assumptions regarding the topic of cultural diversity, and also present the results at the Municipal School Garden of Olives about project focused on the subject. The choice of subject was mainly because of the disrespect for diversity a reality in schools, which ends up causing violence and even dropping out. This research besides taking into consideration the analysis of theoretical references also has in its scope a qualitative approach because it is not concerned with the numerical analysis, but the facts themselves, regardless of amount. Thus, to give theoretical basis, so consulted renowned authors as Libâneo, Paulo Freire, Gadott, Cecilia Meireles among other important names that both contribute to research in education. Thus, the end of the survey found to clear interaction of students with the activities proposed, delivery on survey responses and especially the need for the teacher to work the theme of diversity in their continuously lessons to awaken in students sleeping values, never before stimulated.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons