Título: | A escola e a relação de desigualdade : o desafio da prática de valores na escola |
Autor(es): | Martins, Almerinda Regina Miranda |
Orientador(es): | Costa, Renata Jesus da |
Assunto: | Diversidade na escola Ambiente de sala de aula Valores sociais |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 30-Ago-2016 |
Referência: | MARTINS, Almerinda Regina Miranda. A escola e a relação de desigualdade: o desafio da prática de valores na escola. 2015. 35 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo fazer apresentar de maneira sucinta
pressupostos teóricos a respeito do tema diversidade cultural, e ainda apresentar o
resultados obtidos na Escola Municipal Jardim das Oliveiras acerca de projeto
voltado para o tema. A escolha do tema se deu principalmente pelo fato do
desrespeito à diversidade ser uma realidade nas escolas, o que acaba ocasionando
violência e até abandono escolar. Esta pesquisa além de levar em consideração a
análise de referências teóricas também tem em seu escopo uma abordagem
qualitativa, pois não está preocupada com a análise numérica, mas com os fatos em
si, independente de quantidade. Deste modo, para dar embasamento teórico, forma
consultados autores renomados como Libâneo, Paulo Freire, Gadotti, Cecília
Meireles dentre outros importantes nomes que tanto contribuem para pesquisas na
área de educação. Assim, ao final da pesquisa constatou-se a nítida interação dos
alunos com as atividades propostas, a entrega nas respostas dos questionários e
principalmente a necessidade do professor trabalhar o tema diversidade em suas
aulas de maneira contínua para despertar nos alunos valores adormecidos, nunca
antes estimulados. |
Abstract: | This paper aims to present briefly theoretical assumptions regarding the topic of
cultural diversity, and also present the results at the Municipal School Garden of
Olives about project focused on the subject. The choice of subject was mainly
because of the disrespect for diversity a reality in schools, which ends up causing
violence and even dropping out. This research besides taking into consideration the
analysis of theoretical references also has in its scope a qualitative approach
because it is not concerned with the numerical analysis, but the facts themselves,
regardless of amount. Thus, to give theoretical basis, so consulted renowned authors
as Libâneo, Paulo Freire, Gadott, Cecilia Meireles among other important names that
both contribute to research in education. Thus, the end of the survey found to clear
interaction of students with the activities proposed, delivery on survey responses and
especially the need for the teacher to work the theme of diversity in their continuously
lessons to awaken in students sleeping values, never before stimulated. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|