Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14395
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlmerindaReginaMirandaMartins_tcc.pdf280,12 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCosta, Renata Jesus da-
dc.contributor.authorMartins, Almerinda Regina Miranda-
dc.identifier.citationMARTINS, Almerinda Regina Miranda. A escola e a relação de desigualdade: o desafio da prática de valores na escola. 2015. 35 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo fazer apresentar de maneira sucinta pressupostos teóricos a respeito do tema diversidade cultural, e ainda apresentar o resultados obtidos na Escola Municipal Jardim das Oliveiras acerca de projeto voltado para o tema. A escolha do tema se deu principalmente pelo fato do desrespeito à diversidade ser uma realidade nas escolas, o que acaba ocasionando violência e até abandono escolar. Esta pesquisa além de levar em consideração a análise de referências teóricas também tem em seu escopo uma abordagem qualitativa, pois não está preocupada com a análise numérica, mas com os fatos em si, independente de quantidade. Deste modo, para dar embasamento teórico, forma consultados autores renomados como Libâneo, Paulo Freire, Gadotti, Cecília Meireles dentre outros importantes nomes que tanto contribuem para pesquisas na área de educação. Assim, ao final da pesquisa constatou-se a nítida interação dos alunos com as atividades propostas, a entrega nas respostas dos questionários e principalmente a necessidade do professor trabalhar o tema diversidade em suas aulas de maneira contínua para despertar nos alunos valores adormecidos, nunca antes estimulados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA escola e a relação de desigualdade : o desafio da prática de valores na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-30T12:21:19Z-
dc.date.available2016-08-30T12:21:19Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14395-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectDiversidade na escolapt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectValores sociaispt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to present briefly theoretical assumptions regarding the topic of cultural diversity, and also present the results at the Municipal School Garden of Olives about project focused on the subject. The choice of subject was mainly because of the disrespect for diversity a reality in schools, which ends up causing violence and even dropping out. This research besides taking into consideration the analysis of theoretical references also has in its scope a qualitative approach because it is not concerned with the numerical analysis, but the facts themselves, regardless of amount. Thus, to give theoretical basis, so consulted renowned authors as Libâneo, Paulo Freire, Gadott, Cecilia Meireles among other important names that both contribute to research in education. Thus, the end of the survey found to clear interaction of students with the activities proposed, delivery on survey responses and especially the need for the teacher to work the theme of diversity in their continuously lessons to awaken in students sleeping values, never before stimulated.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons