Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14389
Título: | A importância dos direitos humanos na educação inclusiva |
Autor(es): | Castro, Allanda Fernandes Abreu |
Orientador(es): | Borges, Fabrícia Teixeira |
Assunto: | Direito à educação Educação inclusiva Ambiente de sala de aula Estudantes com necessidades educativas especiais |
Data de apresentação: | 14-Nov-2015 |
Data de publicação: | 29-Ago-2016 |
Referência: | CASTRO, Allanda Fernandes Abreu. A importância dos direitos humanos na educação inclusiva. 2015. 55 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este presente trabalho trata-se da conclusão do curso de especialização em
Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural. O
trabalho trata A importância dos Direitos Humanos na Educação Inclusiva: é o
melhor título para se trabalhar uma das estratégias para Alfabetizar e incluir os
Direitos Humanos na Educação Inclusiva. A proposta de trabalho está pautada no
fato da educação ser uma necessidade básica humana onde todas as pessoas
nascem livres e iguais em dignidade e direitos garantidos por lei. O trabalho foi
resultado de um estudo realizado em uma escola do Ensino Fundamental e o Ensino
Inclusivo na cidade de Ceilândia - Distrito Federal. O objetivo geral é incentivar o
educador a construir estratégias pedagógicas que facilitem a inclusão e os direitos
humanos na educação inclusiva; e como objetivos específicos: compreender como
ocorre o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais em uma
turma regular; perceber como os Direitos Humanos estão inseridos na escola; e qual
é sua importância na Educação Inclusiva e sensibilizar o educador na construção de
estratégias pedagógicas para alfabetizar e letrar uma turma inclusiva, contemplando
as propostas dos Direitos Humanos para educação. Com isso, a metodologia foi
realizada com caráter qualitativo. Os dados foram coletados através de roteiro de
entrevista, observações e intervenção na instituição de ensino, estruturados e
adaptados à realidade da escola, aplicados diretamente ao coordenador e aos
professores na instituição de ensino. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons