Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13981
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CaioEduardoOliveiraLeastro.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ingresso no ensino superior e acúmulo de capital cultural como vetores para a mobilidade social de estudantes negros cotistas da UnB e suas expectativas de inserção no mercado de trabalho
Autor(es): Laestro, Caio Eduardo Oliveira
Orientador(es): Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves
Assunto: Mobilidade social
Negros
Cotas raciais - universidades
Universidade de Brasília (UnB)
Negros - educação
Ações afirmativas - modelo afirmativo racial
Ações afirmativas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Ago-2016
Referência: LAESTRO, Caio Eduardo Oliveira. Ingresso no ensino superior e acúmulo de capital cultural como vetores para a mobilidade social de estudantes negros cotistas da UnB e suas expectativas de inserção no mercado de trabalho. 2015. 84 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho analisa a trajetória de mobilidade social de estudantes negros cotistas da Universidade de Brasília em dois movimentos basilares: quando ingressam na universidade e, nesse sentido, nos interessamos pelas suas trajetórias de vida acadêmica, escolar, social e quando saem do ensino superior diplomados e aspiram iniciar uma carreira profissional. Mas especificamente, tratamos da mobilidade intergeracional ocorrida no percurso educacional desses indivíduos a partir do ingresso à Universidade de Brasília, durante o período de 2010 a 2015. O objetivo central é observar qual era a situação dos estudantes em relação ao capital escolar/cultural que detinham antes e depois de se tornarem universitários em relação aos seus pais. Interessamo-nos também em verificar se houve mobilidade na posição de classe dos cotistas considerados nesta pesquisa. A partir de entrevistas semiestruturadas e dos grupos focais, podemos verificar como a Política de Ações Afirmativas permeiam o imaginário das pessoas que se envolvem diretamente com ela. Inferimos que a política de ações afirmativas, através do sistema de cotas, é um excelente mecanismo para a articulação do negro com as camadas mais altas da pirâmide da estrutura de classes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons