Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Laestro, Caio Eduardo Oliveira | - |
dc.identifier.citation | LAESTRO, Caio Eduardo Oliveira. Ingresso no ensino superior e acúmulo de capital cultural como vetores para a mobilidade social de estudantes negros cotistas da UnB e suas expectativas de inserção no mercado de trabalho. 2015. 84 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa a trajetória de mobilidade social de estudantes negros cotistas da Universidade de Brasília em dois movimentos basilares: quando ingressam na universidade e, nesse sentido, nos interessamos pelas suas trajetórias de vida acadêmica, escolar, social e quando saem do ensino superior diplomados e aspiram iniciar uma carreira profissional. Mas especificamente, tratamos da mobilidade intergeracional ocorrida no percurso educacional desses indivíduos a partir do ingresso à Universidade de Brasília, durante o período de 2010 a 2015. O objetivo central é observar qual era a situação dos estudantes em relação ao capital escolar/cultural que detinham antes e depois de se tornarem universitários em relação aos seus pais. Interessamo-nos também em verificar se houve mobilidade na posição de classe dos cotistas considerados nesta pesquisa. A partir de entrevistas semiestruturadas e dos grupos focais, podemos verificar como a Política de Ações Afirmativas permeiam o imaginário das pessoas que se envolvem diretamente com ela. Inferimos que a política de ações afirmativas, através do sistema de cotas, é um excelente mecanismo para a articulação do negro com as camadas mais altas da pirâmide da estrutura de classes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ingresso no ensino superior e acúmulo de capital cultural como vetores para a mobilidade social de estudantes negros cotistas da UnB e suas expectativas de inserção no mercado de trabalho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-05T16:39:05Z | - |
dc.date.available | 2016-08-05T16:39:05Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13981 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade social | pt_BR |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Cotas raciais - universidades | pt_BR |
dc.subject | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.subject | Negros - educação | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas - modelo afirmativo racial | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
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