Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1375
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_RayanedeOliveira.pdf460,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de uma metodologia de projeto para uma porta lógica Não – E nanoeletrônica
Autor(es): Oliveira, Rayane de
Orientador(es): Guimarães, Janaína Gonçalves
Assunto: Circuitos integrados
Circuitos lógicos
Nanotecnologia
Data de apresentação: Ago-2009
Data de publicação: 4-Jan-2011
Referência: OLIVEIRA, Rayane de. Proposta de uma metodologia de projeto para uma porta lógica Não – E nanoeletrônica. 2009. 41 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Dispositivos nanoeletrônicos muitas vezes funcionam apenas em condições ideais ou bem próximas disso. A célula digital que implementa a função lógica Não - E, objeto de estudo deste trabalho, é um destes dispositivos. Esta célula digital foi retirada de um trabalho acadêmico anterior. Este trabalho fez uma comparação entre 4 diferentes arquiteturas que implementam a função lógica Não – E e concluiu que uma delas apresentava melhores condições de funcionamento. Esta célula, a de melhor performance, é a utilizada neste trabalho. Neste contexto, o objetivo central deste trabalho é modificar as condições de operação desta célula digital. Mais especificamente, elevar sua temperatura de operação modificando assim o padrão de funcionamento. A temperatura de operação de circuitos nanoeletrônicos é um fator limitante para sua fabricação, por isso, este trabalho tem por objetivo elevar a temperatura de operação deste dispositivo para dar mais um passo rumo à fabricação em larga escala. Este trabalho também apresenta um multiplexador que tem por unidade básica a célula digital Não – E. Este dispositivo também opera em condições bem próximas da ideal. O trabalho também objetiva a elevação da temperatura desta arquitetura. Visando os mesmos motivos da célula digital Não – E.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.08.TCC.1375
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.