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Título: O jogo matemático no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva autônoma
Autor(es): Silva, Raquel Marques da
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Ensino
Aprendizagem
Jogos em educação - matemática
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 11-Jul-2016
Referência: SILVA, Raquel Marques da. O jogo matemático no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva autônoma. 2014. 70 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do jogo matemático no processo de ensino-aprendizagem de crianças do 4° ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Distrito Federal, a partir de uma prática que promova autonomia. Para tal apresento uma discussão teórica a partir do histórico da educação matemática, perpassando pelo jogo na educação, o jogo no ensino de matemática e o jogo matemático como produtor de autonomia. A pesquisa estruturou-se a partir do estágio supervisionado, com observações, registros, intervenções e reflexões acerca da prática pedagógica, com entradas semanais na escola. Tem como base uma abordagem qualitativa e traz recortes do diário de campo como instrumento para reflexão a respeito da prática na escola, assim como observação participante. Ao final apresento algumas considerações, as quais apontam que o uso de jogos matemáticos na prática pedagógica potencializa a construção de sujeitos autônomos e ativos.
Abstract: This study aims to investigate the contributions of mathematical game in the teaching and learning of children in the 4th grade of elementary school, a public school in the Federal District, from a practice that promotes autonomy. To present such a theoretical discussion from the history of mathematics education, passing the game in education, play in the teaching of mathematics and the mathematical game as a producer of autonomy. The research was structured from supervised training, with observations, records, speeches and reflections on teaching practice, with weekly entries in school. It is based on a qualitative approach and brings clippings field diary as a tool for reflection on practice in the school, as well as participant observation. At the end I present some considerations, which indicate that the use of mathematical games in pedagogical practice leverage the construction of autonomous and active subjects.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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