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dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorSilva, Raquel Marques da-
dc.identifier.citationSILVA, Raquel Marques da. O jogo matemático no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva autônoma. 2014. 70 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do jogo matemático no processo de ensino-aprendizagem de crianças do 4° ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Distrito Federal, a partir de uma prática que promova autonomia. Para tal apresento uma discussão teórica a partir do histórico da educação matemática, perpassando pelo jogo na educação, o jogo no ensino de matemática e o jogo matemático como produtor de autonomia. A pesquisa estruturou-se a partir do estágio supervisionado, com observações, registros, intervenções e reflexões acerca da prática pedagógica, com entradas semanais na escola. Tem como base uma abordagem qualitativa e traz recortes do diário de campo como instrumento para reflexão a respeito da prática na escola, assim como observação participante. Ao final apresento algumas considerações, as quais apontam que o uso de jogos matemáticos na prática pedagógica potencializa a construção de sujeitos autônomos e ativos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO jogo matemático no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva autônomaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-07-11T20:46:28Z-
dc.date.available2016-07-11T20:46:28Z-
dc.date.issued2016-07-11T20:46:28Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13605-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectEnsinoen
dc.subjectAprendizagemen
dc.subjectJogos em educação - matemáticaen
dc.description.abstract1This study aims to investigate the contributions of mathematical game in the teaching and learning of children in the 4th grade of elementary school, a public school in the Federal District, from a practice that promotes autonomy. To present such a theoretical discussion from the history of mathematics education, passing the game in education, play in the teaching of mathematics and the mathematical game as a producer of autonomy. The research was structured from supervised training, with observations, records, speeches and reflections on teaching practice, with weekly entries in school. It is based on a qualitative approach and brings clippings field diary as a tool for reflection on practice in the school, as well as participant observation. At the end I present some considerations, which indicate that the use of mathematical games in pedagogical practice leverage the construction of autonomous and active subjects.en
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