Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Silva, Raquel Marques da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Raquel Marques da. O jogo matemático no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva autônoma. 2014. 70 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do jogo matemático no processo de ensino-aprendizagem de crianças do 4° ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Distrito Federal, a partir de uma prática que promova autonomia. Para tal apresento uma discussão teórica a partir do histórico da educação matemática, perpassando pelo jogo na educação, o jogo no ensino de matemática e o jogo matemático como produtor de autonomia. A pesquisa estruturou-se a partir do estágio supervisionado, com observações, registros, intervenções e reflexões acerca da prática pedagógica, com entradas semanais na escola. Tem como base uma abordagem qualitativa e traz recortes do diário de campo como instrumento para reflexão a respeito da prática na escola, assim como observação participante. Ao final apresento algumas considerações, as quais apontam que o uso de jogos matemáticos na prática pedagógica potencializa a construção de sujeitos autônomos e ativos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | O jogo matemático no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva autônoma | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-07-11T20:46:28Z | - |
dc.date.available | 2016-07-11T20:46:28Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-11T20:46:28Z | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13605 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.subject | Ensino | en |
dc.subject | Aprendizagem | en |
dc.subject | Jogos em educação - matemática | en |
dc.description.abstract1 | This study aims to investigate the contributions of mathematical game in the teaching and learning of children in the 4th grade of elementary school, a public school in the Federal District, from a practice that promotes autonomy. To present such a theoretical discussion from the history of mathematics education, passing the game in education, play in the teaching of mathematics and the mathematical game as a producer of autonomy. The research was structured from supervised training, with observations, records, speeches and reflections on teaching practice, with weekly entries in school. It is based on a qualitative approach and brings clippings field diary as a tool for reflection on practice in the school, as well as participant observation. At the end I present some considerations, which indicate that the use of mathematical games in pedagogical practice leverage the construction of autonomous and active subjects. | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|