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Título: Autoavaliação institucional no marco do Sinaes : um olhar sobre os relatórios de três universidades federais
Autor(es): Rodrigues, Thiene Raianne Oliveira
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
Ensino superior - auto-avaliação
Ensino superior
Universidades e faculdades públicas
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 11-Jul-2016
Referência: RODRIGUES, Thiene Raianne Oliveira. Autoavaliação institucional no marco do Sinaes: um olhar sobre os relatórios de três universidades federais. 2014. xix, 119 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho de monografia tem como tema central a autoavaliação institucional, um entre os três componentes que constitui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sines, instituído pela Lei 10.181, de 14 de abril de 2004. Desta forma, a autoavaliação constitui-se elemento fundante deste programa de avaliação do ensino superior, pois busca proporcionar às instituições de educação superior – IES a auto-reflexão e o autoestudo de sua realidade e prática, propiciando a formação de uma identidade e cultura institucional singular a cada instituição. O objetivo deste estudo é analisar se os relatórios desenvolvidos pela Comissão Própria de Avaliação – CPA de três universidades públicas atendem as dimensões definidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- Sinaes, investigando a concepção de autoavaliação que norteia tais relatórios. Para a realização desta pesquisa recorreu-se a abordagem qualitativa, utilizando os relatórios de autoavaliação. Essa análise teve como base os documentos oficiais e leituras/autores conceituados na área de avaliação institucional. As análises dos dados revelam que em alguns casos os relatos expressos por meio da autoavaliação são resultado de uma coleta de dados pouco explorado pelas IES e CPAs para subsidiar mudanças no âmbito institucional, ocasionando uma superficialidade dos dados e a não utilização desse processo avaliativo para proporcionar o autoconhecimento institucional e a incorporação de uma cultura avaliativa dentro das instituições de ensino superior.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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