Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13601
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JosivaldoLopesdeMenezes.pdf5,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições dos princípios educativos da pedagogia espírita na formação do ser humano na construção do respeito às diferenças
Autor(es): Menezes, Josivaldo Lopes de
Orientador(es): Dansa, Cláudia Valéria de Assis
Assunto: Pedagogia espírita
Espiritismo
Ecologia humana
Valores humanos
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 11-Jul-2016
Referência: MENEZES, Josivaldo Lopes de. Contribuições dos princípios educativos da pedagogia espírita na formação do ser humano na construção do respeito às diferenças. 2014. [80] f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições dos princípios educativos da pedagogia espírita na formação do individuo, em especial com relação à construção dos valores humanos. Este tema apesar de ser bastante estudado, tem sido pouco debatido em relação à educação que se dá nas escolas confessionais. A pesquisa foi realizada em uma escola confessional de base espírita, utilizando-se a abordagem qualitativa. Foram realizadas observações, entrevistas e análise documental em trinta e seis horas-aula em turmas do maternal 1 e 2, jardim 1 e 2, primeiro, segundo e terceiro ano. Foram realizadas treze entrevistas, distribuídas entre professores, secretária, diretora e pais de alunos. Também foram estudados o Projeto Político Pedagógico da escola e o Programa de Educação em Valores Humanos Sathya Sai por ela utilizado. Este programa dá ênfase a cinco princípios básicos: a verdade, a ação correta, a paz, o amor e a não violência. Observou-se que na escola existe uma relação de amor com a profissão que aparece não só no discurso, mas também na própria prática desenvolvida. As professoras gostam e valorizam a profissão que exercem e percebem a importância de sua ação para o futuro das crianças. A maioria delas tem uma espiritualidade de base cristã, mas nem todas são espíritas. Entretanto, sentem-se acolhidas e aprendendo na escola. Também foi possível constatar que parece haver coerência entre a proposta pedagógica da escola, os valores desenvolvidos pelo espiritismo, as práticas desenvolvidas na escola e as expectativas dos pais, nem todos espíritas também. Podemos, ainda, verificar que desde pequenos, a dimensão cognitiva destas crianças já esta sendo requerida em alto nível, sempre articulada aos valores a partir dos temas que as professoras debatem com as crianças, de grande relevância e responsabilidade social, utilizando para isto métodos pedagógicos da educação infantil. Além disto, buscam construir um ambiente de prática dos valores que estão sendo trabalhados, inserindo-os nas diversas atividades do cotidiano. Neste sentido, a pedagogia espírita nos mostra que é possível educar em valores humanos através dos princípios do amor, da liberdade, da igualdade com singularidade, da naturalidade, da ação correta e da educação integral e integrar teoria e prática no cotidiano escolar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons