Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dansa, Cláudia Valéria de Assis | - |
dc.contributor.author | Menezes, Josivaldo Lopes de | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Josivaldo Lopes de. Contribuições dos princípios educativos da pedagogia espírita na formação do ser humano na construção do respeito às diferenças. 2014. [80] f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições dos princípios educativos da pedagogia
espírita na formação do individuo, em especial com relação à construção dos valores humanos.
Este tema apesar de ser bastante estudado, tem sido pouco debatido em relação à educação que se
dá nas escolas confessionais. A pesquisa foi realizada em uma escola confessional de base
espírita, utilizando-se a abordagem qualitativa. Foram realizadas observações, entrevistas e
análise documental em trinta e seis horas-aula em turmas do maternal 1 e 2, jardim 1 e 2,
primeiro, segundo e terceiro ano. Foram realizadas treze entrevistas, distribuídas entre
professores, secretária, diretora e pais de alunos. Também foram estudados o Projeto Político
Pedagógico da escola e o Programa de Educação em Valores Humanos Sathya Sai por ela
utilizado. Este programa dá ênfase a cinco princípios básicos: a verdade, a ação correta, a paz, o
amor e a não violência. Observou-se que na escola existe uma relação de amor com a profissão
que aparece não só no discurso, mas também na própria prática desenvolvida. As professoras
gostam e valorizam a profissão que exercem e percebem a importância de sua ação para o futuro
das crianças. A maioria delas tem uma espiritualidade de base cristã, mas nem todas são espíritas.
Entretanto, sentem-se acolhidas e aprendendo na escola. Também foi possível constatar que
parece haver coerência entre a proposta pedagógica da escola, os valores desenvolvidos pelo
espiritismo, as práticas desenvolvidas na escola e as expectativas dos pais, nem todos espíritas
também. Podemos, ainda, verificar que desde pequenos, a dimensão cognitiva destas crianças já
esta sendo requerida em alto nível, sempre articulada aos valores a partir dos temas que as
professoras debatem com as crianças, de grande relevância e responsabilidade social, utilizando
para isto métodos pedagógicos da educação infantil. Além disto, buscam construir um ambiente
de prática dos valores que estão sendo trabalhados, inserindo-os nas diversas atividades do
cotidiano. Neste sentido, a pedagogia espírita nos mostra que é possível educar em valores
humanos através dos princípios do amor, da liberdade, da igualdade com singularidade, da
naturalidade, da ação correta e da educação integral e integrar teoria e prática no cotidiano
escolar. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Contribuições dos princípios educativos da pedagogia espírita na formação do ser humano na construção do respeito às diferenças | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-07-11T19:34:07Z | - |
dc.date.available | 2016-07-11T19:34:07Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-11T19:34:07Z | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13601 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.subject | Pedagogia espírita | en |
dc.subject | Espiritismo | - |
dc.subject | Ecologia humana | - |
dc.subject | Valores humanos | - |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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