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dc.contributor.advisorDansa, Cláudia Valéria de Assis-
dc.contributor.authorMenezes, Josivaldo Lopes de-
dc.identifier.citationMENEZES, Josivaldo Lopes de. Contribuições dos princípios educativos da pedagogia espírita na formação do ser humano na construção do respeito às diferenças. 2014. [80] f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as contribuições dos princípios educativos da pedagogia espírita na formação do individuo, em especial com relação à construção dos valores humanos. Este tema apesar de ser bastante estudado, tem sido pouco debatido em relação à educação que se dá nas escolas confessionais. A pesquisa foi realizada em uma escola confessional de base espírita, utilizando-se a abordagem qualitativa. Foram realizadas observações, entrevistas e análise documental em trinta e seis horas-aula em turmas do maternal 1 e 2, jardim 1 e 2, primeiro, segundo e terceiro ano. Foram realizadas treze entrevistas, distribuídas entre professores, secretária, diretora e pais de alunos. Também foram estudados o Projeto Político Pedagógico da escola e o Programa de Educação em Valores Humanos Sathya Sai por ela utilizado. Este programa dá ênfase a cinco princípios básicos: a verdade, a ação correta, a paz, o amor e a não violência. Observou-se que na escola existe uma relação de amor com a profissão que aparece não só no discurso, mas também na própria prática desenvolvida. As professoras gostam e valorizam a profissão que exercem e percebem a importância de sua ação para o futuro das crianças. A maioria delas tem uma espiritualidade de base cristã, mas nem todas são espíritas. Entretanto, sentem-se acolhidas e aprendendo na escola. Também foi possível constatar que parece haver coerência entre a proposta pedagógica da escola, os valores desenvolvidos pelo espiritismo, as práticas desenvolvidas na escola e as expectativas dos pais, nem todos espíritas também. Podemos, ainda, verificar que desde pequenos, a dimensão cognitiva destas crianças já esta sendo requerida em alto nível, sempre articulada aos valores a partir dos temas que as professoras debatem com as crianças, de grande relevância e responsabilidade social, utilizando para isto métodos pedagógicos da educação infantil. Além disto, buscam construir um ambiente de prática dos valores que estão sendo trabalhados, inserindo-os nas diversas atividades do cotidiano. Neste sentido, a pedagogia espírita nos mostra que é possível educar em valores humanos através dos princípios do amor, da liberdade, da igualdade com singularidade, da naturalidade, da ação correta e da educação integral e integrar teoria e prática no cotidiano escolar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleContribuições dos princípios educativos da pedagogia espírita na formação do ser humano na construção do respeito às diferençasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-07-11T19:34:07Z-
dc.date.available2016-07-11T19:34:07Z-
dc.date.issued2016-07-11T19:34:07Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13601-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectPedagogia espíritaen
dc.subjectEspiritismo-
dc.subjectEcologia humana-
dc.subjectValores humanos-
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