Resumo: | É importante que nós, educadores ou futuros educadores, trabalhemos na
perspectiva voltada para o quanto é importante o papel das brincadeiras no universo
infantil, assim, permitiremos às crianças um desenvolvimento integral. Desse modo,
o objetivo geral dessa pesquisa foi investigar o papel das brincadeiras de roda na
infância no espaço da Educação Infantil. E, por objetivos específicos: investigar o
que são brincadeiras; investigar como a escola lida como a brincadeira no espaço da
Educação Infantil e analisar como as crianças percebem uma situação de
brincadeira tradicional antiga. Para tanto, o procedimento metodológico foi a
pesquisa-ação, em que se faz necessário primeiro conhecer o lócus da pesquisa por
meio da observação, para depois, tentar realizar ações para alcançar os objetivos. O
referencial teórico fundamentou-se em Vigotski (2008), Oliveira (2002), Kishimoto
(2010), Friedmann (2003), Aranha (2006), entre outros. Chegamos a conclusão que
trabalhando com as brincadeiras tradicionais de tempos antigos, estaremos
contribuindo para levar até a criança o resgate histórico-cultural, criando condições
de possibilidades para ela relacionar-se com o grupo, socializando-se e respeitandose
e, além disso, criando mais uma possibilidade de trabalho educativo com a
brincadeira, atividade que contribui para a compreensão de mundo por parte da
criança. |