Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13535
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ZuilaGomesdosSantosLagares.pdf104,58 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martins-
dc.contributor.authorLagares, Zuila Gomes dos Santos-
dc.identifier.citationLAGARES, Zuila Gomes dos Santos. Brincadeira na vida escolar das crianças de hoje. 2013. 29 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2013.en
dc.descriptionMonografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.en
dc.description.abstractÉ importante que nós, educadores ou futuros educadores, trabalhemos na perspectiva voltada para o quanto é importante o papel das brincadeiras no universo infantil, assim, permitiremos às crianças um desenvolvimento integral. Desse modo, o objetivo geral dessa pesquisa foi investigar o papel das brincadeiras de roda na infância no espaço da Educação Infantil. E, por objetivos específicos: investigar o que são brincadeiras; investigar como a escola lida como a brincadeira no espaço da Educação Infantil e analisar como as crianças percebem uma situação de brincadeira tradicional antiga. Para tanto, o procedimento metodológico foi a pesquisa-ação, em que se faz necessário primeiro conhecer o lócus da pesquisa por meio da observação, para depois, tentar realizar ações para alcançar os objetivos. O referencial teórico fundamentou-se em Vigotski (2008), Oliveira (2002), Kishimoto (2010), Friedmann (2003), Aranha (2006), entre outros. Chegamos a conclusão que trabalhando com as brincadeiras tradicionais de tempos antigos, estaremos contribuindo para levar até a criança o resgate histórico-cultural, criando condições de possibilidades para ela relacionar-se com o grupo, socializando-se e respeitandose e, além disso, criando mais uma possibilidade de trabalho educativo com a brincadeira, atividade que contribui para a compreensão de mundo por parte da criança.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleBrincadeira na vida escolar das crianças de hojeen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-07-04T17:41:28Z-
dc.date.available2016-07-04T17:41:28Z-
dc.date.issued2016-07-04T17:41:28Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13535-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectCriançasen
dc.subjectBrincadeirasen
dc.subjectEducação de criançasen
dc.subjectEscolasen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons