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Título: Estudo comparativo entre o método de COURBON e modelos computacionais para análise de tabuleiros de pontes
Autor(es): Frota, Luiz Eduardo Carneiro
Orientador(es): Pedroso, Lineu José
Assunto: Pontes rodoviárias
Tabuleiro de pontes em grelha
Método de courbon
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 1-Jul-2016
Referência: FROTA, Luiz Eduardo Carneiro. Estudo comparativo entre o método de COURBON e modelos computacionais para análise de tabuleiros de pontes. 2014. xv, 93, iii f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: É evidente a importância das pontes na sociedade moderna. O crescimento da indústria automotiva aumentou a demanda e a necessidade de se instalar novas estruturas rodoviárias. Os cálculos feitos de forma analítica necessitaram de simplificações para que fosse possível a resolução sem a utilização de computador. As simplificações podem gerar distanciamento de modelos refinados utilizados pelos projetistas modernos. O projeto consiste em analisar o comportamento de vários modelos de pontes conforme o método manual de Courbon e modelos computacionais feitos no software CSIBrige/SAP. O estudo é importante para analisar se a metodologia de cálculo analítico apresenta falhas ou resulta em uma discrepância muito grande dos métodos computacionais. A capacidade de processamento das máquinas permite uma resolução do problema de forma mais completa e integrada com inclusão de vários tipos de soluções de contorno e carregamentos. Os mesmos modelos calculados computacionalmente serão feitos pelo método de Courbon e o resultado será expresso em números e gráficos. A comparação será feita para averiguar a confiança do cálculo manual, pois muitas pontes foram construídas sem a utilização de computadores. As pontes analisadas são do tipo grelha com longarinas e transversinas. Será apresentado de forma clara como cada modelagem foi feita e como os métodos manuais foram calculados. Serão modeladas duas situações principais, uma com longarinas apoiadas nas extremidades com apenas um vão e outra com longarinas apoiadas na extremidade com um apoio central. As duas modelagens são feitas para analisar o comportamento dos métodos quando é acrescentada hiperestáticos no tabuleiro. Dentro de cada modelagem será feito um estudo da influência de cada elemento na similaridade entre os métodos, tais como variações nas longarinas e transversinas.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
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