Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pedroso, Lineu José | - |
dc.contributor.author | Frota, Luiz Eduardo Carneiro | - |
dc.identifier.citation | FROTA, Luiz Eduardo Carneiro. Estudo comparativo entre o método de COURBON e modelos computacionais para análise de tabuleiros de pontes. 2014. xv, 93, iii f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014. | en |
dc.description.abstract | É evidente a importância das pontes na sociedade moderna. O crescimento da indústria automotiva aumentou a demanda e a necessidade de se instalar novas estruturas rodoviárias. Os cálculos feitos de forma analítica necessitaram de simplificações para que fosse possível a resolução sem a utilização de computador. As simplificações podem gerar distanciamento de modelos refinados utilizados pelos projetistas modernos.
O projeto consiste em analisar o comportamento de vários modelos de pontes conforme o método manual de Courbon e modelos computacionais feitos no software CSIBrige/SAP. O estudo é importante para analisar se a metodologia de cálculo analítico apresenta falhas ou resulta em uma discrepância muito grande dos métodos computacionais. A capacidade de processamento das máquinas permite uma resolução do problema de forma mais completa e integrada com inclusão de vários tipos de soluções de contorno e carregamentos. Os mesmos modelos calculados computacionalmente serão feitos pelo método de Courbon e o resultado será expresso em números e gráficos. A comparação será feita para averiguar a confiança do cálculo manual, pois muitas pontes foram construídas sem a utilização de computadores. As pontes analisadas são do tipo grelha com longarinas e transversinas. Será apresentado de forma clara como cada modelagem foi feita e como os métodos manuais foram calculados.
Serão modeladas duas situações principais, uma com longarinas apoiadas nas extremidades com apenas um vão e outra com longarinas apoiadas na extremidade com um apoio central. As duas modelagens são feitas para analisar o comportamento dos métodos quando é acrescentada hiperestáticos no tabuleiro. Dentro de cada modelagem será feito um estudo da influência de cada elemento na similaridade entre os métodos, tais como variações nas longarinas e transversinas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Estudo comparativo entre o método de COURBON e modelos computacionais para análise de tabuleiros de pontes | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2016-07-01T17:12:05Z | - |
dc.date.available | 2016-07-01T17:12:05Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-01T17:12:05Z | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13507 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.subject | Pontes rodoviárias | en |
dc.subject | Tabuleiro de pontes em grelha | en |
dc.subject | Método de courbon | - |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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