Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13304
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JaquelinePereiradosSantos.pdf817,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura popular brasileira/folclore na educação de jovens e adultos
Autor(es): Santos, Jaqueline Pereira dos
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Cultura popular - Carinhanha (BA)
Folclore e educação
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 7-Jun-2016
Referência: SANTOS, Jaqueline Pereira dos. Cultura popular brasileira/folclore na educação de jovens e adultos. 2013. 66 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: O presente trabalho analisa o significado das manifestações da cultura popular brasileira/folclore que ocorrem em Carinhanha-Ba, para alunos do 1º ao 8ª ano da Educação de Jovens e Adultos de uma escola de rede pública de Carinhanha. Este trabalho monográfico teve como objetivo geral identificar o significado das manifestações da cultura popular brasileira/folclore que ocorrem em Carinhanha-Ba, para alunos do 1º ao 8ª ano da Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos específicos assim ficaram definidos: a) Identificar qual é o valor atribuído à cultura popular/folclore pelos jovens e adultos da EJA da escola pesquisada; b)verificar em que medida, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos da escola pesquisada, conhecem ou (re) conhecem as manifestações da Cultura Popular/Folclore que ocorrem no Município de Carinhanha; c) Analisar os conteúdos relacionados à cultura popular/folclore que estão presentes nas práticas pedagógicas da escola pesquisada junto aos alunos de 1º ao 8º ano da EJA. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado nessa perspectiva e considerando os objetivos propostos no presente estudo, a pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza descritiva para a análise e discussão dos dados levantados em campo. O instrumento de coleta dos dados empíricos constitui-se de entrevista semiestruturada. O presente estudo tem sua fundamentação teórica em alguns importantes autores sobre a temática abordada, entre eles destacam-se Velho (1994), Rocha (1996) Gabriel (2008), e Brandão (2008). A reflexão teórica articulada aos dados levantados apontam alguns resultados do presente estudo, entre eles podemos acentuar que a escola deve ser um espaço de problematização, discussão, vivências, pesquisas da cultura popular brasileira, por meio da rica multiplicidade de suas manifestações. Bem como os processos de escolarização de jovens e adultos em nosso município podem se constituir em ricos espaços de discussão, problematização e vivências, tendo como eixo pedagógico a temática de nossas manifestações culturais populares. Promovendo o contato no contexto escolar ou fora dele, com os mestres brincantes da cultura popular, contadores de histórias, lenda, mitos, proporcionando então possibilidades de ricos diálogos. Permitindo vivenciar experiências artístico-culturais populares por parte de nossos jovens e adultos da EJA, estes, buscando na própria família, e na comunidade as manifestações populares do município, se constituiria em ricas oportunidades de refletir a cultura popular, reconhecendo-a como parte fundamental de nossa identidade cultural.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Pedagogia à distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons