Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Deconto, Neuza Maria | - |
dc.contributor.author | Santos, Jaqueline Pereira dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jaqueline Pereira dos. Cultura popular brasileira/folclore na educação de jovens e adultos. 2013. 66 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Pedagogia à distância. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa o significado das manifestações da cultura popular brasileira/folclore que ocorrem em Carinhanha-Ba, para alunos do 1º ao 8ª ano da Educação de Jovens e Adultos de uma escola de rede pública de Carinhanha. Este trabalho monográfico teve como objetivo geral identificar o significado das manifestações da cultura popular brasileira/folclore que ocorrem em Carinhanha-Ba, para alunos do 1º ao 8ª ano da Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos específicos assim ficaram definidos: a) Identificar qual é o valor atribuído à cultura popular/folclore pelos jovens e adultos da EJA da escola pesquisada; b)verificar em que medida, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos da escola pesquisada, conhecem ou (re) conhecem as manifestações da Cultura Popular/Folclore que ocorrem no Município de Carinhanha; c) Analisar os conteúdos relacionados à cultura popular/folclore que estão presentes nas práticas pedagógicas da escola pesquisada junto aos alunos de 1º ao 8º ano da EJA. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado nessa perspectiva e considerando os objetivos propostos no presente estudo, a pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza descritiva para a análise e discussão dos dados levantados em campo. O instrumento de coleta dos dados empíricos constitui-se de entrevista semiestruturada. O presente estudo tem sua fundamentação teórica em alguns importantes autores sobre a temática abordada, entre eles destacam-se Velho (1994), Rocha (1996) Gabriel (2008), e Brandão (2008). A reflexão teórica articulada aos dados levantados apontam alguns resultados do presente estudo, entre eles podemos acentuar que a escola deve ser um espaço de problematização, discussão, vivências, pesquisas da cultura popular brasileira, por meio da rica multiplicidade de suas manifestações. Bem como os processos de escolarização de jovens e adultos em nosso município podem se constituir em ricos espaços de discussão, problematização e vivências, tendo como eixo pedagógico a temática de nossas manifestações culturais populares. Promovendo o contato no contexto escolar ou fora dele, com os mestres brincantes da cultura popular, contadores de histórias, lenda, mitos, proporcionando então possibilidades de ricos diálogos. Permitindo vivenciar experiências artístico-culturais populares por parte de nossos jovens e adultos da EJA, estes, buscando na própria família, e na comunidade as manifestações populares do município, se constituiria em ricas oportunidades de refletir a cultura popular, reconhecendo-a como parte fundamental de nossa identidade cultural. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Cultura popular - Carinhanha (BA) | en |
dc.subject.keyword | Folclore e educação | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.title | Cultura popular brasileira/folclore na educação de jovens e adultos | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-06-07T15:00:31Z | - |
dc.date.available | 2016-06-07T15:00:31Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-07T15:00:31Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13304 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|