Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13286
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AmandaPereiradeAlmeida.pdf2,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso de imagens na educação
Autor(es): Almeida, Amanda Pereira de
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Imagens, ilustrações, etc.
Educação
Data de apresentação: 11-Mar-2013
Data de publicação: 6-Jun-2016
Referência: ALMEIDA, Amanda Pereira de. O uso de imagens na educação. 2013. 126 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho objetivou identificar o papel das imagens no processo ensino-aprendizagem segundo opinião dos professores do 1º ao 4º Ano do ensino fundamental de escolas do Distrito Federal. A pesquisa se classifica como estudo de campo, de método qualitativo cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário com oito questões, sendo seis questões abertas, uma fechada e uma questão mista. A amostra contou com a participação de 15 professores com idade entre 23 a 55 anos. A análise de dados tendo como base a proposta de análise de conteúdo de Bardin, de forma adaptada para a presente pesquisa. Os resultados indicam que a resposta mais comum para a definição de imagem apresentada pelos professores é “representação visual”. Segundo a maioria, o aprendizado se constrói especialmente através dos sentidos e pelas experiências construídas no cotidiano. Apesar da maioria dos questionados não apresentar muita intimidade com as teorias associadas à imagem e suas diversas facetas, todos acreditam que as imagens são recursos que facilitam o processo de ensino-aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons