Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13286
Título: | O uso de imagens na educação |
Autor(es): | Almeida, Amanda Pereira de |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Imagens, ilustrações, etc. Educação |
Data de apresentação: | 11-Mar-2013 |
Data de publicação: | 6-Jun-2016 |
Referência: | ALMEIDA, Amanda Pereira de. O uso de imagens na educação. 2013. 126 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho objetivou identificar o papel das imagens no processo ensino-aprendizagem segundo opinião dos professores do 1º ao 4º Ano do ensino fundamental de escolas do Distrito Federal. A pesquisa se classifica como estudo de campo, de método qualitativo cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário com oito questões, sendo seis questões abertas, uma fechada e uma questão mista. A amostra contou com a participação de 15 professores com idade entre 23 a 55 anos. A análise de dados tendo como base a proposta de análise de conteúdo de Bardin, de forma adaptada para a presente pesquisa. Os resultados indicam que a resposta mais comum para a definição de imagem apresentada pelos professores é “representação visual”. Segundo a maioria, o aprendizado se constrói especialmente através dos sentidos e pelas experiências construídas no cotidiano. Apesar da maioria dos questionados não apresentar muita intimidade com as teorias associadas à imagem e suas diversas facetas, todos acreditam que as imagens são recursos que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons