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https://bdm.unb.br/handle/10483/13162
Título: | Automaquiagem como exercício cênico |
Autor(es): | Silveira, Natália Maia Braz |
Orientador(es): | Veloso, Jorge das Graças |
Assunto: | Caracterização teatral Maquiagem |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 23-Mai-2016 |
Referência: | SILVEIRA, Natália Maia Braz. Automaquiagem como exercício cênico. 2016. 55 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Trata-se este trabalho de uma reflexão sobre a importância do ensino de maquiagem no âmbito das Artes Cênicas, a partir de um conjunto de estudos que se consolidaram em um Manual de automaquiagem. O presente material fornece técnicas e saberes básicos para a construção de três automaquiagens por parte do leitor-participante, que através de estudo e experimentações exerce sua criatividade e liberdade de criação, assim como realiza um breve panorama histórico sobre diferentes momentos da maquiagem no Brasil e no mundo, desde os tempos mais primórdios até os dias atuais. O Manual se apresenta a partir do passo a passo da Maquiagem de Afinamento Facial, Engordamento Facial e Envelhecimento Facial, com imagens de referência e exercícios práticos de aprimoramento retirados da Dissertação de Mestrado do Professor Jesus Fernando Vivas de Souza, na Universidade Federal da Bahia. O passo a passo das maquiagens, assim como as dicas e soluções apresentadas nesta monografia, não ocorre de forma vedada e bloqueada, muito pelo contrário, apresenta brechas e janelas, conta com as percepções individuais e a trajetória pessoal de seus participantes para que seu teor criativo exerça maior potência lúdica e técnica no resultado final da automaquiagem. |
Abstract: | This work reflects on the importance of make-up instruction within the Performing Arts while consolidating several studies into a tutorial for self makeup. The result is a manual that provides techniques and principles for three self make-ups and invites the reader to exert his liberty and creativity through experimentation and research. During this process, the reader is also presented a brief historical outlook over different moments of make-up art in Brazil and around the world, going from primordial times up to the present days. The manual displays the step-by-step process of facial thinning, facial nourishment and facial aging make-up through reference images and practical exercises taken from the Master's Thesis of Jesus Fernando Vivas de Souza, professor of the Federal University of Bahia. The step-by-step of each make-up, as well as the tips and solutions presented in this document, are not constrained, but intended to leave breaches where individual perspectives and personal trajectory can play a role in creativity and enhance the technique and ludicrous potential of the resulting self make-up. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2016. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
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