Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13162
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_NataliaMaiaBrazSilveira.pdf3,16 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVeloso, Jorge das Graças-
dc.contributor.authorSilveira, Natália Maia Braz-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Natália Maia Braz. Automaquiagem como exercício cênico. 2016. 55 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2016.en
dc.description.abstractTrata-se este trabalho de uma reflexão sobre a importância do ensino de maquiagem no âmbito das Artes Cênicas, a partir de um conjunto de estudos que se consolidaram em um Manual de automaquiagem. O presente material fornece técnicas e saberes básicos para a construção de três automaquiagens por parte do leitor-participante, que através de estudo e experimentações exerce sua criatividade e liberdade de criação, assim como realiza um breve panorama histórico sobre diferentes momentos da maquiagem no Brasil e no mundo, desde os tempos mais primórdios até os dias atuais. O Manual se apresenta a partir do passo a passo da Maquiagem de Afinamento Facial, Engordamento Facial e Envelhecimento Facial, com imagens de referência e exercícios práticos de aprimoramento retirados da Dissertação de Mestrado do Professor Jesus Fernando Vivas de Souza, na Universidade Federal da Bahia. O passo a passo das maquiagens, assim como as dicas e soluções apresentadas nesta monografia, não ocorre de forma vedada e bloqueada, muito pelo contrário, apresenta brechas e janelas, conta com as percepções individuais e a trajetória pessoal de seus participantes para que seu teor criativo exerça maior potência lúdica e técnica no resultado final da automaquiagem.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCaracterização teatralen
dc.subject.keywordMaquiagemen
dc.titleAutomaquiagem como exercício cênicoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-05-23T12:29:09Z-
dc.date.available2016-05-23T12:29:09Z-
dc.date.issued2016-05-23T12:29:09Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13162-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This work reflects on the importance of make-up instruction within the Performing Arts while consolidating several studies into a tutorial for self makeup. The result is a manual that provides techniques and principles for three self make-ups and invites the reader to exert his liberty and creativity through experimentation and research. During this process, the reader is also presented a brief historical outlook over different moments of make-up art in Brazil and around the world, going from primordial times up to the present days. The manual displays the step-by-step process of facial thinning, facial nourishment and facial aging make-up through reference images and practical exercises taken from the Master's Thesis of Jesus Fernando Vivas de Souza, professor of the Federal University of Bahia. The step-by-step of each make-up, as well as the tips and solutions presented in this document, are not constrained, but intended to leave breaches where individual perspectives and personal trajectory can play a role in creativity and enhance the technique and ludicrous potential of the resulting self make-up.-
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons