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https://bdm.unb.br/handle/10483/13107
Título: | Reflexões sobre a participação da família no processo educacional em uma escola municipal de Águas Lindas de Goiás : é possível essa participação? |
Autor(es): | Souza, Nilza Seabra de |
Orientador(es): | Moraes, Raquel de Almeida |
Assunto: | Educação - participação dos pais Gestão escolar democrática |
Data de apresentação: | Dez-2013 |
Data de publicação: | 16-Mai-2016 |
Referência: | SOUZA, Nilza Seabra de. Reflexões sobre a participação da família no processo educacional em uma escola municipal de Águas Lindas de Goiás: é possível essa participação? 2013. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Águas Lindas de Goiás, 2013. |
Resumo: | A participação da família no processo educacional é um desejo de todos os profissionais envolvidos na educação. Mas será que nesse contexto é possível essa participação? O presente trabalho tem como objetivo geral investigar se a gestão de uma escola municipal possui estratégias que possam trazer a família para o espaço escolar e como objetivos específicos investigar se promove a inclusão de familiares no ambiente escolar e se positivo, como ocorre essa ação e discutir sobre as ações tomadas frente ás ações realizadas pela instituição. Essa pesquisa buscou investigar essa possibilidade, mas, sobretudo verificar se a escola pesquisada promove essa participação e em que condições. Revela também aspectos sobre como os profissionais estão percebendo essa participação e se essa é significativa. Aborda a questão da Democracia, Democratização e Gestão Democrática no contexto da Educação, fazendo uma análise histórica sobre esses processos que em contextos anteriores, foi marcada por avanços e retrocessos e atualmente temos a Gestão democrática consagrada em Lei. A metodologia utilizada foi à análise qualitativa e como instrumento de coleta de dados foi adotado o questionário. Complementando a metodologia, foi utilizado a análise documental: foi realizada análise de um documento muito importante da escola que é o Projeto Político Pedagógico, onde aborda que, a aproximação família-escola é um dos objetivos da instituição. Participaram da pesquisa 32 profissionais da educação. Os resultados da pesquisa apontam que é possível sim a participação da família no processo educacional, porém, o que foi evidenciado, é que a participação que tem ocorrido nesse contexto, acontece mais nos momentos festivos e menos no pedagógico. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Pedagogia à distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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