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dc.contributor.advisorMoraes, Raquel de Almeida-
dc.contributor.authorSouza, Nilza Seabra de-
dc.identifier.citationSOUZA, Nilza Seabra de. Reflexões sobre a participação da família no processo educacional em uma escola municipal de Águas Lindas de Goiás: é possível essa participação? 2013. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Águas Lindas de Goiás, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Pedagogia à distância.en
dc.description.abstractA participação da família no processo educacional é um desejo de todos os profissionais envolvidos na educação. Mas será que nesse contexto é possível essa participação? O presente trabalho tem como objetivo geral investigar se a gestão de uma escola municipal possui estratégias que possam trazer a família para o espaço escolar e como objetivos específicos investigar se promove a inclusão de familiares no ambiente escolar e se positivo, como ocorre essa ação e discutir sobre as ações tomadas frente ás ações realizadas pela instituição. Essa pesquisa buscou investigar essa possibilidade, mas, sobretudo verificar se a escola pesquisada promove essa participação e em que condições. Revela também aspectos sobre como os profissionais estão percebendo essa participação e se essa é significativa. Aborda a questão da Democracia, Democratização e Gestão Democrática no contexto da Educação, fazendo uma análise histórica sobre esses processos que em contextos anteriores, foi marcada por avanços e retrocessos e atualmente temos a Gestão democrática consagrada em Lei. A metodologia utilizada foi à análise qualitativa e como instrumento de coleta de dados foi adotado o questionário. Complementando a metodologia, foi utilizado a análise documental: foi realizada análise de um documento muito importante da escola que é o Projeto Político Pedagógico, onde aborda que, a aproximação família-escola é um dos objetivos da instituição. Participaram da pesquisa 32 profissionais da educação. Os resultados da pesquisa apontam que é possível sim a participação da família no processo educacional, porém, o que foi evidenciado, é que a participação que tem ocorrido nesse contexto, acontece mais nos momentos festivos e menos no pedagógico.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação - participação dos paisen
dc.subject.keywordGestão escolar democráticaen
dc.titleReflexões sobre a participação da família no processo educacional em uma escola municipal de Águas Lindas de Goiás : é possível essa participação?en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-05-16T11:50:19Z-
dc.date.available2016-05-16T11:50:19Z-
dc.date.issued2016-05-16T11:50:19Z-
dc.date.submitted2013-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13107-
dc.language.isoPortuguêsen
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