Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13101
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PedroHenriqueBragaSobral.pdf4,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de um diferencial para veículo baja SAE
Autor(es): Sobral, Pedro Henrique Braga
Orientador(es): Henriques, Antonio Manoel Dias
Assunto: Veículos
Automóveis - projetos e construção
Automóveis
Data de apresentação: 27-Nov-2015
Data de publicação: 12-Mai-2016
Referência: SOBRAL, Pedro Henrique Braga. Projeto de um diferencial para veículo baja SAE. 2015. xiv, 113 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A fim de se ter um diferencial no sistema de power train no veículo Mini Baja da Equipe Piratas do Cerrado da Universidade de Brasília, foi feito uma matriz de decisão para se determinar o tipo de diferencial que melhor satisfaz os desafios do veículo em competição. Com o tipo de diferencial definido, foi feito o projeto mecânico de toda a caixa de redução que contém um diferencial. Para dimensionamento dos elementos que compõem o sistemas foram utilizados normas consagradas da engenharia respeitando o fator de segurança global de projeto. Outros componentes foram selecionados seguindo as recomendações técnicas contidas nos catálogos dos fabricantes utilizados. O projeto de lubrificação e informações sobre manutenção e montagem também foram abordados. Por fim, foram elaborados os desenhos de fabricação, bem como de conjunto e montagem para possível construção do sistema. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
In order to use a differential in the Piratas do Cerrados team’s power train, a decision matrix was used to define which type of differential satisfies all the challenges faced by the Mini Baja prototype when competing. To design the mechanical elements of the system, consecrated engineering methods were used, respecting the global safety factor. Other components were selected from engineering companies catalogues. The lubrication project and considerations on mounting and maintenance were made, as well. At last, all the fabrication draws were elaborated in case of future construction of the system.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons