Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1309
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_VanessaGallindoBarros.pdf441,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Por que Serviço Social? : um estudo com discentes de Serviço Social da Universidade de Brasília
Autor(es): Barros, Vanessa Gallindo de
Orientador(es): Sousa, Adrianyce Angélica Silva de
Assunto: Serviço social - estudo e ensino
Universidades e faculdades - currículos
Estudantes universitários
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: Set-2010
Data de publicação: 3-Dez-2010
Referência: BARROS, Vanessa Gallindo de. Por que Serviço Social?: um estudo com discentes de Serviço Social da Universidade de Brasília. 2010. 95 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente trabalho aborda a questão das motivações que levam à escolha do curso de Serviço Social, tema que instiga diversos questionamentos e debates na área e que possui importância central para a sua compreensão, bem como para o conhecimento de sua categoria. A pesquisa que deu origem a este trabalho foi realizada junto a três grupos de estudantes de Serviço Social da Universidade de Brasília: dois deles eram compostos por alunos que tinham acabado de ingressar no curso, no primeiro semestre de 2010, tendo uma parte deles ingressado no turno diurno e a outra, no noturno; o terceiro grupo participante da pesquisa era composto por discentes que estavam cursando o seu último semestre no mesmo período em que os estudantes dos outros dois grupos estavam iniciando a sua graduação. Junto aos alunos recém-ingressos, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários sócio-econômicos, para se conhecer as razões pelas quais escolheram o curso e para se analisar, juntamente, até que ponto questões como classe social, vinculação religiosa, militância e envolvimento em ações caritativas e movimentos sociais poderiam estar envolvidas nessa escolha. Com relação aos formandos, lhes foram aplicados questionários, com o intuito de se saber a visão que tinham do Serviço Social tão logo o seu ingresso nessa formação acadêmica e a sua visão atual, no último semestre da graduação. Partiu-se do pressuposto de que a maioria das pessoas que ingressaram no curso, o fizeram sem ter uma clara noção a seu respeito, baseadas em uma visão distorcida e estereotipada dele e de sua prática profissional. No caso dos alunos que contribuíram para a realização deste trabalho, a hipótese acima foi confirmada: os recémingressos, de forma geral, demonstraram um conhecimento muito vago acerca do curso e da prática profissional dele decorrente, conhecimento que se iguala aos que possuíam os formandos, nos seus primeiros semestres de graduação. Com base nesses dados, é de se supor que ainda é bastante comum, na sociedade brasileira, uma visão estereotipada do Serviço Social e dos seus profissionais, sendo necessárias investigações posteriores para se analisar e tirar conclusões acerca desta hipótese.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1309
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.