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dc.contributor.advisorSousa, Adrianyce Angélica Silva de-
dc.contributor.authorBarros, Vanessa Gallindo de-
dc.identifier.citationBARROS, Vanessa Gallindo de. Por que Serviço Social?: um estudo com discentes de Serviço Social da Universidade de Brasília. 2010. 95 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2010.en
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a questão das motivações que levam à escolha do curso de Serviço Social, tema que instiga diversos questionamentos e debates na área e que possui importância central para a sua compreensão, bem como para o conhecimento de sua categoria. A pesquisa que deu origem a este trabalho foi realizada junto a três grupos de estudantes de Serviço Social da Universidade de Brasília: dois deles eram compostos por alunos que tinham acabado de ingressar no curso, no primeiro semestre de 2010, tendo uma parte deles ingressado no turno diurno e a outra, no noturno; o terceiro grupo participante da pesquisa era composto por discentes que estavam cursando o seu último semestre no mesmo período em que os estudantes dos outros dois grupos estavam iniciando a sua graduação. Junto aos alunos recém-ingressos, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários sócio-econômicos, para se conhecer as razões pelas quais escolheram o curso e para se analisar, juntamente, até que ponto questões como classe social, vinculação religiosa, militância e envolvimento em ações caritativas e movimentos sociais poderiam estar envolvidas nessa escolha. Com relação aos formandos, lhes foram aplicados questionários, com o intuito de se saber a visão que tinham do Serviço Social tão logo o seu ingresso nessa formação acadêmica e a sua visão atual, no último semestre da graduação. Partiu-se do pressuposto de que a maioria das pessoas que ingressaram no curso, o fizeram sem ter uma clara noção a seu respeito, baseadas em uma visão distorcida e estereotipada dele e de sua prática profissional. No caso dos alunos que contribuíram para a realização deste trabalho, a hipótese acima foi confirmada: os recémingressos, de forma geral, demonstraram um conhecimento muito vago acerca do curso e da prática profissional dele decorrente, conhecimento que se iguala aos que possuíam os formandos, nos seus primeiros semestres de graduação. Com base nesses dados, é de se supor que ainda é bastante comum, na sociedade brasileira, uma visão estereotipada do Serviço Social e dos seus profissionais, sendo necessárias investigações posteriores para se analisar e tirar conclusões acerca desta hipótese.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordServiço social - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - currículosen
dc.subject.keywordEstudantes universitáriosen
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB)en
dc.titlePor que Serviço Social? : um estudo com discentes de Serviço Social da Universidade de Brasíliaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2010-12-03T11:30:19Z-
dc.date.available2010-12-03T11:30:19Z-
dc.date.issued2010-12-03T11:30:19Z-
dc.date.submitted2010-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1309-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1309pt_BR
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