Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Adrianyce Angélica Silva de | - |
dc.contributor.author | Barros, Vanessa Gallindo de | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Vanessa Gallindo de. Por que Serviço Social?: um estudo com discentes de Serviço Social da Universidade de Brasília. 2010. 95 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2010. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a questão das motivações que levam à escolha do curso de Serviço Social, tema que instiga diversos questionamentos e debates na área e que possui importância central para a sua compreensão, bem como para o conhecimento de sua categoria. A pesquisa que deu origem a este trabalho foi realizada junto a três grupos de estudantes de Serviço Social da Universidade de Brasília: dois deles eram compostos por alunos que tinham acabado de ingressar no curso, no primeiro semestre de 2010, tendo uma parte deles ingressado no turno diurno e a outra, no noturno; o terceiro grupo participante da pesquisa era composto por discentes que estavam cursando o seu último semestre no mesmo período em que os estudantes dos outros dois grupos estavam iniciando a sua graduação. Junto aos alunos recém-ingressos, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários sócio-econômicos, para se conhecer as razões pelas quais escolheram o curso e para se analisar, juntamente, até que ponto questões como classe social, vinculação religiosa, militância e envolvimento em ações caritativas e movimentos sociais poderiam estar envolvidas nessa escolha. Com relação aos formandos, lhes foram aplicados questionários, com o intuito de se saber a visão que tinham do Serviço Social tão logo o seu ingresso nessa formação acadêmica e a sua visão atual, no último semestre da graduação. Partiu-se do pressuposto de que a maioria das pessoas que ingressaram no curso, o fizeram sem ter uma clara noção a seu respeito, baseadas em uma visão distorcida e estereotipada dele e de sua prática profissional. No caso dos alunos que contribuíram para a realização deste trabalho, a hipótese acima foi confirmada: os recémingressos, de forma geral, demonstraram um conhecimento muito vago acerca do curso e da prática profissional dele decorrente, conhecimento que se iguala aos que possuíam os formandos, nos seus primeiros semestres de graduação. Com base nesses dados, é de se supor que ainda é bastante comum, na sociedade brasileira, uma visão estereotipada do Serviço Social e dos seus profissionais, sendo necessárias investigações posteriores para se analisar e tirar conclusões acerca desta hipótese. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Serviço social - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades - currículos | en |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | en |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | en |
dc.title | Por que Serviço Social? : um estudo com discentes de Serviço Social da Universidade de Brasília | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2010-12-03T11:30:19Z | - |
dc.date.available | 2010-12-03T11:30:19Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-03T11:30:19Z | - |
dc.date.submitted | 2010-09 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1309 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1309 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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