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Título: Docência compartilhada : do solitário ao solidário
Autor(es): Almeida, Luciana Rocha de
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Docência
Solidarismo
Práticas pedagógicas
Práticas pedagógicas
Professores - formação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Abr-2016
Referência: ALMEIDA, Luciana Rocha de. Docência compartilhada: do solitário ao solidário. 2015. viii, 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A escola é um local de trabalho em equipe, onde alunos e professores se organizam em grupos. Contudo a prática docente ainda é uma forma de trabalho que cultiva a solidão e o individualismo. Mediante a prática da docência compartilhada que conforme Beyer (2005), foi importada da Alemanha pelo pioneirismo da Escola Flämming, o professor passa a ter a companhia de outro docente em sala de aula para conseguir trabalhar com a demanda da diversidade e da especificidade do processo de aprendizagem de cada aluno presente na sala de aula. Dessa forma este trabalho tem como objetivo compreender os aspectos da docência compartilhada em relação aos sujeitos que ensinam e a articulação de suas ações na atividade da docência. Para tal fim, fez-se necessária também a discussão da categoria de sujeito, presente na teoria de González Rey (2003) em relação à formação docente, que busca um sujeito ativo e um professor reflexivo, já que o convívio com o semelhante abre espaço para uma formação mútua, onde se aprende e se ensina e se ensina e se aprende sem saber certamente as delimitações dessas atividades. A metodologia se baseia na abordagem qualitativa de Lüdke e André (1986), em um estudo de caso originário do relato de experiência da autora durante seus estágios no curso de pedagogia. Como conclusão encontra-se a possibilidade da docência compartilhada como inovação da prática pedagógica, além da compreensão dessa correlação pautada no encontro de dois docentes que dentro de suas subjetividades compartilham os saberes e o exercício docente.
Abstract: The school is a workplace team, where students and teachers are organized in groups, yet the teaching practice is still a form of work that cultivates solitude and individualism. Through the practice of shared teaching that as Beyer (2005), was imported from Germany by pioneering Flamming School, the teacher is replaced by the other teaching company in the classroom to get to work with the demand of diversity and specificity of the learning process of each student in this classroom. Thus this work aims to understand aspects of shared teaching in relation to the subjects they teach and the articulation of their actions in the teaching activity. To this end, also made the necessary discussion of the subject category, this in theory González Rey (2003) in relation to teacher education, which seeks an active subject and a reflective teacher, since the contact with the similar open space for mutual training, where they learn and teach and teach and learn without certainly know the boundaries of these activities. The methodology is based on qualitative approach Lüdke and Andrew (1986), in a case study originating from the experience of the author's account during its stages in the course of pedagogy. In conclusion is the possibility of shared teaching as pedagogical innovation practice, beyond the understanding of this correlation guided the meeting of two teachers who within their subjectivities share the knowledge and the teaching exercise.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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