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Título: A cultura institucional escolar e o processo de segregação das crianças em situação de acolhimento
Autor(es): Cerqueira, Andréia de Morais Silva
Orientador(es): Legnani, Viviane Neves
Assunto: Crianças
Adolescentes
Escolas
Acolhimento institucional
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Abr-2016
Referência: CERQUEIRA, Andréia de Morais Silva. A cultura institucional escolar e o processo de segregação das crianças em situação de acolhimento. 2015. 24 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir a respeito do processo de escolarização de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, bem como suas vivências nos contextos em que estão inseridos. Trata-se de uma abordagem qualitativa, mediante estudo de caso, a partir das vivências em uma unidade de acolhimento do Distrito Federal, primeiramente como estudante in loco e posteriormente como funcionária da instituição. A construção do corpus articulou a exposição das situações de crianças e adolescentes em acolhimento institucional, bem como os estigmas que existem acerca dessas pessoas nos principais contextos de suas vivências: acolhimento e escola. Buscou-se ter uma compreensão da constituição histórica que envolve o acolhimento institucional no Brasil, bem como a evolução da legislação em favor da temática e refletir acerca das consequências do processo de segregação que envolve as crianças e adolescentes acolhidas institucionalmente. Para tanto, procurou-se compreender de que forma crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente são recebidos e percebidos nas escolas pelas pessoas que estão direta ou indiretamente envolvidas em seus processos de escolarização, bem como no contexto do acolhimento em que vivem, a fim de verificar a existência ou não de uma cultura institucional escolar que segrega e exclui crianças e adolescentes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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