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dc.contributor.advisorLegnani, Viviane Neves-
dc.contributor.authorCerqueira, Andréia de Morais Silva-
dc.identifier.citationCERQUEIRA, Andréia de Morais Silva. A cultura institucional escolar e o processo de segregação das crianças em situação de acolhimento. 2015. 24 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo refletir a respeito do processo de escolarização de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, bem como suas vivências nos contextos em que estão inseridos. Trata-se de uma abordagem qualitativa, mediante estudo de caso, a partir das vivências em uma unidade de acolhimento do Distrito Federal, primeiramente como estudante in loco e posteriormente como funcionária da instituição. A construção do corpus articulou a exposição das situações de crianças e adolescentes em acolhimento institucional, bem como os estigmas que existem acerca dessas pessoas nos principais contextos de suas vivências: acolhimento e escola. Buscou-se ter uma compreensão da constituição histórica que envolve o acolhimento institucional no Brasil, bem como a evolução da legislação em favor da temática e refletir acerca das consequências do processo de segregação que envolve as crianças e adolescentes acolhidas institucionalmente. Para tanto, procurou-se compreender de que forma crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente são recebidos e percebidos nas escolas pelas pessoas que estão direta ou indiretamente envolvidas em seus processos de escolarização, bem como no contexto do acolhimento em que vivem, a fim de verificar a existência ou não de uma cultura institucional escolar que segrega e exclui crianças e adolescentes.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCriançasen
dc.subject.keywordAdolescentesen
dc.subject.keywordEscolasen
dc.subject.keywordAcolhimento institucionalen
dc.titleA cultura institucional escolar e o processo de segregação das crianças em situação de acolhimentoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-04-27T15:57:47Z-
dc.date.available2016-04-27T15:57:47Z-
dc.date.issued2016-04-27T15:57:47Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12959-
dc.language.isoPortuguêsen
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