Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Legnani, Viviane Neves | - |
dc.contributor.author | Cerqueira, Andréia de Morais Silva | - |
dc.identifier.citation | CERQUEIRA, Andréia de Morais Silva. A cultura institucional escolar e o processo de segregação das crianças em situação de acolhimento. 2015. 24 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo refletir a respeito do processo de escolarização de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, bem como suas vivências nos contextos em que estão inseridos. Trata-se de uma abordagem qualitativa, mediante estudo de caso, a partir das vivências em uma unidade de acolhimento do Distrito Federal, primeiramente como estudante in loco e posteriormente como funcionária da instituição. A construção do corpus articulou a exposição das situações de crianças e adolescentes em acolhimento institucional, bem como os estigmas que existem acerca dessas pessoas nos principais contextos de suas vivências: acolhimento e escola. Buscou-se ter uma compreensão da constituição histórica que envolve o acolhimento institucional no Brasil, bem como a evolução da legislação em favor da temática e refletir acerca das consequências do processo de segregação que envolve as crianças e adolescentes acolhidas institucionalmente. Para tanto, procurou-se compreender de que forma crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente são recebidos e percebidos nas escolas pelas pessoas que estão direta ou indiretamente envolvidas em seus processos de escolarização, bem como no contexto do acolhimento em que vivem, a fim de verificar a existência ou não de uma cultura institucional escolar que segrega e exclui crianças e adolescentes. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Crianças | en |
dc.subject.keyword | Adolescentes | en |
dc.subject.keyword | Escolas | en |
dc.subject.keyword | Acolhimento institucional | en |
dc.title | A cultura institucional escolar e o processo de segregação das crianças em situação de acolhimento | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T15:57:47Z | - |
dc.date.available | 2016-04-27T15:57:47Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-27T15:57:47Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12959 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|