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Título: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : mudanças na prática do professor alfabetizador?
Autor(es): Silva, Leilane Oliveira da
Orientador(es): Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto: Educação de crianças
Alfabetização
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Abr-2016
Referência: SILVA, Leilane Oliveira da. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: mudanças na prática do professor alfabetizador? 2015. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho analisou se a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC (instituído em 2012) vem contribuindo com a prática pedagógica de professores do Bloco Inicial de Alfabetização, especificamente para área de Linguagem. O estudo ancorou-se em autores como: Albuquerque (2007); Ferreiro (2001); Soares (2008), dentre outros. Como metodologia, utilizou-se observação participante e, para isso, analisou-se dez observações realizadas no segundo semestre de 2014, numa pesquisa realizada por meio da Coordenação de Formação Continuada de Professores (CFORM), da Universidade de Brasília (UnB), numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade de Santa Maria-DF, onde a mestra havia realizado essa formação pelo Pnaic e já tinha experiência em alfabetização. Também analisou-se o mesmo número de observações realizadas no Projeto 4- fase 2, estágio obrigatório do curso de Pedagogia da UnB, também no último ano do Bloco Inicial de Alfabetização, em uma escola pública da mesma cidade, no segundo semestre de 2015. Neste caso, a docente não havia realizado a formação continuada do Pnaic, e também era o primeiro ano que atuava nesse bloco. Verificou-se que a professora que participou da formação, incorporava, em sua prática com maior frequência, formas mais variadas de tratamento da leitura em sua sala de aula, oportunizando aos estudantes momentos de leitura silenciosa, leitura em voz alta, leitura coletiva e leitura individual. Destaca-se, ainda, a existência de um propósito didático em todas as situações de ensino por ela sugeridas. Por outro lado, em relação à prática da mestra que não participou da formação do Pnaic, considerando-se o eixo de leitura, não verificou-se alternativas diversificadas, pelo contrário, essa prática ocorria essencialmente, como preenchimento de tempo, sem intencionalidade didática. A partir da realização do trabalho, percebe-se, como um dado geral, que a professora que participou da formação tinha maior clareza sobre os aspectos a serem trabalhados no ano em que atuava.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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