Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Leilane Oliveira da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Leilane Oliveira da. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: mudanças na prática do professor alfabetizador? 2015. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho analisou se a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa – PNAIC (instituído em 2012) vem contribuindo com a prática pedagógica de
professores do Bloco Inicial de Alfabetização, especificamente para área de Linguagem. O
estudo ancorou-se em autores como: Albuquerque (2007); Ferreiro (2001); Soares (2008),
dentre outros. Como metodologia, utilizou-se observação participante e, para isso, analisou-se
dez observações realizadas no segundo semestre de 2014, numa pesquisa realizada por meio
da Coordenação de Formação Continuada de Professores (CFORM), da Universidade de
Brasília (UnB), numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da
cidade de Santa Maria-DF, onde a mestra havia realizado essa formação pelo Pnaic e já tinha
experiência em alfabetização. Também analisou-se o mesmo número de observações
realizadas no Projeto 4- fase 2, estágio obrigatório do curso de Pedagogia da UnB, também no
último ano do Bloco Inicial de Alfabetização, em uma escola pública da mesma cidade, no
segundo semestre de 2015. Neste caso, a docente não havia realizado a formação continuada
do Pnaic, e também era o primeiro ano que atuava nesse bloco. Verificou-se que a professora
que participou da formação, incorporava, em sua prática com maior frequência, formas mais
variadas de tratamento da leitura em sua sala de aula, oportunizando aos estudantes momentos
de leitura silenciosa, leitura em voz alta, leitura coletiva e leitura individual. Destaca-se,
ainda, a existência de um propósito didático em todas as situações de ensino por ela sugeridas.
Por outro lado, em relação à prática da mestra que não participou da formação do Pnaic,
considerando-se o eixo de leitura, não verificou-se alternativas diversificadas, pelo contrário,
essa prática ocorria essencialmente, como preenchimento de tempo, sem intencionalidade
didática. A partir da realização do trabalho, percebe-se, como um dado geral, que a professora
que participou da formação tinha maior clareza sobre os aspectos a serem trabalhados no ano
em que atuava. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Alfabetização | en |
dc.title | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : mudanças na prática do professor alfabetizador? | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T14:45:20Z | - |
dc.date.available | 2016-04-27T14:45:20Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-27T14:45:20Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12957 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|