Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12803
Título: | Escolhi a educação porque acredito : emancipação em escolas tradicionais |
Autor(es): | Ferreira, Hellen Vilela |
Orientador(es): | Rodrigues, Maria Alexandra Militão |
Assunto: | Escolas alternativas Escolas tradicionais Educação emancipadora Professores democráticos Professores - prática profissional |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 7-Abr-2016 |
Referência: | FERREIRA, Hellen Vilela. Escolhi a educação porque acredito: emancipação em escolas tradicionais. 2015. 84 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O trabalho aborda a possibilidade de ser um educador emancipador dentro de uma
instituição de ensino tradicional. Para tanto, iniciamos analisando a instituição
escolar tradicional e, logo após, fizemos o contraponto com escolas consideradas
alternativas, especialmente expondo alguns aspectos: a visão do papel professor,do
aluno, currículo, disciplina e avaliação. Para demonstrar essa possibilidade,
observamos dois educadores emancipadores e relatamos alguns episódios dessa
vivência analisados à luz da teoria, em especial da contraposição entre os dois
paradigmas aqui visitados, o racional-tecnocrático, que impera na escola tradicional,
e o sistêmico, que acreditamos servir de base para mudança na a educação. Para
tanto utilizaremos como referência autores que se afinizam com a proposta aqui
apresentada, como Antônio da Costa Neto, José Pacheco e Lauro de Oliveira Lima. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons