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https://bdm.unb.br/handle/10483/12791
Título: | A importância da afetividade e do brincar na educação infantil |
Autor(es): | Sousa, Isabella de |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Afetividade Brincadeiras Prática de ensino Educação de crianças |
Data de apresentação: | Dez-2015 |
Data de publicação: | 7-Abr-2016 |
Referência: | SOUSA, Isabella de. A importância da afetividade e do brincar na educação infantil. 2015. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um tema bastante discutido por diversos pesquisadores da área da educação e psicologia. A importância da afetividade e do brincar na Educação Infantil favorece o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Entre as discussões a cerca do tema, o objetivo geral deste trabalho é refletir a respeito da importância que essa afetividade têm para a criança e como este sujeito vivencia a atividade do brincar. Através das relações estabelecidas com o meio, incluindo os professores. Além de entender de que maneira ela influencia no desenvolvimento da criança dentro da Educação Infantil. Os objetivos específicos são: observar relação de professor-criança e criança-criança; entender de que forma essa afetividade aparece e se torna importante para a criança, e analisar como o brincar desenvolve situações de faz-de-conta que desencadeiam processos de criação imaginária na criança.
Percebe-se que a socialização, emoção e aprendizagem se dão em diferentes contextos em que a criança possa estar inserida. Essa relação com o meio nos leva a repensar a respeito de outros assuntos que envolvem a vida escolar das crianças na Educação Infantil, como a importância que a família tem mediante ao papel da escola e vida da criança. Torna-se relevante repensar a respeito do papel do professor na missão de não somente educar ou transmitir conteúdos e saberes, mas transmitir os valores, e afeto a este ser em desenvolvimento.
Além disso, a criança se apropria de determinada situação imaginária para vivenciar aquilo que está longe de sua possibilidade. Ela precisa da afetividade e desse brincar livre para que promova o seu desenvolvimento, pensando sempre na relação com o outro. Usando seu corpo para o movimento e para expressar determinados sentimentos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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