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Título: A importância da afetividade e do brincar na educação infantil
Autor(es): Sousa, Isabella de
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Afetividade
Brincadeiras
Prática de ensino
Educação de crianças
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 7-Abr-2016
Referência: SOUSA, Isabella de. A importância da afetividade e do brincar na educação infantil. 2015. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho trata-se de um tema bastante discutido por diversos pesquisadores da área da educação e psicologia. A importância da afetividade e do brincar na Educação Infantil favorece o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Entre as discussões a cerca do tema, o objetivo geral deste trabalho é refletir a respeito da importância que essa afetividade têm para a criança e como este sujeito vivencia a atividade do brincar. Através das relações estabelecidas com o meio, incluindo os professores. Além de entender de que maneira ela influencia no desenvolvimento da criança dentro da Educação Infantil. Os objetivos específicos são: observar relação de professor-criança e criança-criança; entender de que forma essa afetividade aparece e se torna importante para a criança, e analisar como o brincar desenvolve situações de faz-de-conta que desencadeiam processos de criação imaginária na criança. Percebe-se que a socialização, emoção e aprendizagem se dão em diferentes contextos em que a criança possa estar inserida. Essa relação com o meio nos leva a repensar a respeito de outros assuntos que envolvem a vida escolar das crianças na Educação Infantil, como a importância que a família tem mediante ao papel da escola e vida da criança. Torna-se relevante repensar a respeito do papel do professor na missão de não somente educar ou transmitir conteúdos e saberes, mas transmitir os valores, e afeto a este ser em desenvolvimento. Além disso, a criança se apropria de determinada situação imaginária para vivenciar aquilo que está longe de sua possibilidade. Ela precisa da afetividade e desse brincar livre para que promova o seu desenvolvimento, pensando sempre na relação com o outro. Usando seu corpo para o movimento e para expressar determinados sentimentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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