Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12791
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IsabelladeSousa.pdf157,06 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorSousa, Isabella de-
dc.identifier.citationSOUSA, Isabella de. A importância da afetividade e do brincar na educação infantil. 2015. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.en
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de um tema bastante discutido por diversos pesquisadores da área da educação e psicologia. A importância da afetividade e do brincar na Educação Infantil favorece o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Entre as discussões a cerca do tema, o objetivo geral deste trabalho é refletir a respeito da importância que essa afetividade têm para a criança e como este sujeito vivencia a atividade do brincar. Através das relações estabelecidas com o meio, incluindo os professores. Além de entender de que maneira ela influencia no desenvolvimento da criança dentro da Educação Infantil. Os objetivos específicos são: observar relação de professor-criança e criança-criança; entender de que forma essa afetividade aparece e se torna importante para a criança, e analisar como o brincar desenvolve situações de faz-de-conta que desencadeiam processos de criação imaginária na criança. Percebe-se que a socialização, emoção e aprendizagem se dão em diferentes contextos em que a criança possa estar inserida. Essa relação com o meio nos leva a repensar a respeito de outros assuntos que envolvem a vida escolar das crianças na Educação Infantil, como a importância que a família tem mediante ao papel da escola e vida da criança. Torna-se relevante repensar a respeito do papel do professor na missão de não somente educar ou transmitir conteúdos e saberes, mas transmitir os valores, e afeto a este ser em desenvolvimento. Além disso, a criança se apropria de determinada situação imaginária para vivenciar aquilo que está longe de sua possibilidade. Ela precisa da afetividade e desse brincar livre para que promova o seu desenvolvimento, pensando sempre na relação com o outro. Usando seu corpo para o movimento e para expressar determinados sentimentos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAfetividadeen
dc.subject.keywordBrincadeirasen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titleA importância da afetividade e do brincar na educação infantilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-04-07T11:49:38Z-
dc.date.available2016-04-07T11:49:38Z-
dc.date.issued2016-04-07T11:49:38Z-
dc.date.submitted2015-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12791-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons