Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Sônia Marise Salles | - |
dc.contributor.author | Sousa, Isabella de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Isabella de. A importância da afetividade e do brincar na educação infantil. 2015. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de um tema bastante discutido por diversos pesquisadores da área da educação e psicologia. A importância da afetividade e do brincar na Educação Infantil favorece o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Entre as discussões a cerca do tema, o objetivo geral deste trabalho é refletir a respeito da importância que essa afetividade têm para a criança e como este sujeito vivencia a atividade do brincar. Através das relações estabelecidas com o meio, incluindo os professores. Além de entender de que maneira ela influencia no desenvolvimento da criança dentro da Educação Infantil. Os objetivos específicos são: observar relação de professor-criança e criança-criança; entender de que forma essa afetividade aparece e se torna importante para a criança, e analisar como o brincar desenvolve situações de faz-de-conta que desencadeiam processos de criação imaginária na criança.
Percebe-se que a socialização, emoção e aprendizagem se dão em diferentes contextos em que a criança possa estar inserida. Essa relação com o meio nos leva a repensar a respeito de outros assuntos que envolvem a vida escolar das crianças na Educação Infantil, como a importância que a família tem mediante ao papel da escola e vida da criança. Torna-se relevante repensar a respeito do papel do professor na missão de não somente educar ou transmitir conteúdos e saberes, mas transmitir os valores, e afeto a este ser em desenvolvimento.
Além disso, a criança se apropria de determinada situação imaginária para vivenciar aquilo que está longe de sua possibilidade. Ela precisa da afetividade e desse brincar livre para que promova o seu desenvolvimento, pensando sempre na relação com o outro. Usando seu corpo para o movimento e para expressar determinados sentimentos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Afetividade | en |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.title | A importância da afetividade e do brincar na educação infantil | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-04-07T11:49:38Z | - |
dc.date.available | 2016-04-07T11:49:38Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-07T11:49:38Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12791 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|