Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12762
Título: | Educação inclusiva : Atendimento Educacional Especializado (AEE) |
Autor(es): | Castro, Vilma Gonçalves de |
Orientador(es): | Lacé, Andréia Mello |
Assunto: | Atendimento educacional especializado Educação especial Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 5-Abr-2016 |
Referência: | CASTRO, Vilma Gonçalves de. Educação inclusiva: Atendimento Educacional Especializado (AEE). 2015. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2015. |
Resumo: | Considerando a legislação brasileira,que assegura o ensino de estudantes com deficiência pelo princípio de igualdade de direitos e de oportunidades, e diante da expansão e o acesso de alunos com necessidades especiais nas classes comuns;o estudo partiu da observação do contraste principalmente no que diz respeito à educação inclusiva e à capacitação do professor para o exercício na educação inclusiva e/ou atendimento Educacional Especializado (AEE). Buscou-se o levantamento de dados das principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam no âmbito escolar em relação às crianças com necessidades especiais e a promoção de discussões em torno das políticas públicas que tratam de tão relevante e complexa temática. Nesse sentido, o estudo optou pela abordagem qualitativa da pesquisa de natureza descritiva, possibilitando abordagem e investigação mais apuradas da realidade estudada, contribuindo para um maior aprofundamento da discussão e análise dos dados. Os dados obtidos, por meio de pesquisa documental e questionários, revelaram que,apesar dos avanços obtidos ao longo da história, a educação inclusiva perante políticas públicas sejam elas Federais, Estaduais ou Municipais apresenta, na realidade,dados indicando que ainda há um longo caminho a ser percorrido,uma vez que faltam recursos básicos(o que dificultam trabalho do professor), sendo eles: a formação continuada do educador (para intermediar o ensino e a aprendizagem e possibilitar um pouco de autonomia aos educandos), materiais pedagógicos, estrutura física como salas de recursos e acessibilidade adequadas para o que o processo inclusivo e o atendimento educacional especializado efetivados na escola. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons