Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lacé, Andréia Mello | - |
dc.contributor.author | Castro, Vilma Gonçalves de | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Vilma Gonçalves de. Educação inclusiva: Atendimento Educacional Especializado (AEE). 2015. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | en |
dc.description.abstract | Considerando a legislação brasileira,que assegura o ensino de estudantes com deficiência pelo princípio de igualdade de direitos e de oportunidades, e diante da expansão e o acesso de alunos com necessidades especiais nas classes comuns;o estudo partiu da observação do contraste principalmente no que diz respeito à educação inclusiva e à capacitação do professor para o exercício na educação inclusiva e/ou atendimento Educacional Especializado (AEE). Buscou-se o levantamento de dados das principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam no âmbito escolar em relação às crianças com necessidades especiais e a promoção de discussões em torno das políticas públicas que tratam de tão relevante e complexa temática. Nesse sentido, o estudo optou pela abordagem qualitativa da pesquisa de natureza descritiva, possibilitando abordagem e investigação mais apuradas da realidade estudada, contribuindo para um maior aprofundamento da discussão e análise dos dados. Os dados obtidos, por meio de pesquisa documental e questionários, revelaram que,apesar dos avanços obtidos ao longo da história, a educação inclusiva perante políticas públicas sejam elas Federais, Estaduais ou Municipais apresenta, na realidade,dados indicando que ainda há um longo caminho a ser percorrido,uma vez que faltam recursos básicos(o que dificultam trabalho do professor), sendo eles: a formação continuada do educador (para intermediar o ensino e a aprendizagem e possibilitar um pouco de autonomia aos educandos), materiais pedagógicos, estrutura física como salas de recursos e acessibilidade adequadas para o que o processo inclusivo e o atendimento educacional especializado efetivados na escola. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.title | Educação inclusiva : Atendimento Educacional Especializado (AEE) | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-04-05T12:18:31Z | - |
dc.date.available | 2016-04-05T12:18:31Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-05T12:18:31Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12762 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|