Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12685
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarleneAfonsoRibeiroXavier.pdf575,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da participação da obra de Monteiro Lobato na alfabetização e suas contribuições para a formação de novos leitores
Autor(es): Xavier, Marlene Afonso Ribeiro
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Literatura infanto-juvenil
Leitura
Educação de crianças
Crianças - livros e leitura
Data de apresentação: 11-Dez-2015
Data de publicação: 30-Mar-2016
Referência: XAVIER, Marlene Afonso Ribeiro. A importância da participação da obra de Monteiro Lobato na alfabetização e suas contribuições para a formação de novos leitores. 2015. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2015.
Resumo: As habilidades de leitura são essenciais para a vida das pessoas nos dias atuais. O desenvolvimento pleno da criança perpassa pela capacidade de ler, de analisar e de perceber o mundo a sua volta. O presente trabalho trouxe uma breve leitura da literatura infantil, buscando um pouco da sua história, desde a mais remota gênese até suas origens e sua trajetória no Brasil, na qual Monteiro Lobato aparece como figura de elevada importância, por ser o precursor e um dos maiores escritores desse gênero na história do país. Autores como Carvalho (1983), Coelho (1991), Abramovich (1993), Cunha (2003), Arriés (2006) e Silva (2007) fazem parte do referencial teórico e contribuíram para o seu embasamento, fundamentando e dando consistência ao estudo. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de um questionário que foi respondido por quatro profissionais de uma escola de educação infantil da rede pública municipal de Mozarlândia, Estado de Goiás. A pesquisa tinha como objetivos: analisar que contribuições a literatura infantil e a obra de Monteiro Lobato traziam para o desenvolvimento e para formação das crianças da educação infantil da escola citada anteriormente, analisar as principais concepções da literatura infantil e das obras literárias relevantes utilizadas na escola participante do estudo e analisar a importância dada às obras de Monteiro Lobato que estavam sendo trabalhadas pelas professoras da educação infantil da escola pesquisada. A pesquisa cumpriu prontamente seus objetivos, pois a análise dos questionários possibilitou verificar que as professoras pesquisadas davam grande importância à literatura infantil e às obras de Monteiro Lobato, uma vez que essas obras eram largamente usadas por elas em sua prática pedagógica cotidiana, especialmente por meio das leituras e contação de histórias da literatura infantil, com destaque para as aventuras da Turma do Sítio do Pica-pau Amarelo, trazendo grandes contribuições para o desenvolvimento das crianças, pois as obras apresentadas e as histórias lidas em sala de aula exercem grande fascínio permitindo que os pequenos aprendizes façam correlações, diferenciem o real do imaginário, exercitem a imaginação e a criatividade e despertem o desejo de aprender a ler.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons