Título: | A importância da participação da obra de Monteiro Lobato na alfabetização e suas contribuições para a formação de novos leitores |
Autor(es): | Xavier, Marlene Afonso Ribeiro |
Orientador(es): | Queiroz, Norma Lucia Neris de |
Assunto: | Literatura infanto-juvenil Leitura Educação de crianças Crianças - livros e leitura |
Data de apresentação: | 11-Dez-2015 |
Data de publicação: | 30-Mar-2016 |
Referência: | XAVIER, Marlene Afonso Ribeiro. A importância da participação da obra de Monteiro Lobato na alfabetização e suas contribuições para a formação de novos leitores. 2015. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2015. |
Resumo: | As habilidades de leitura são essenciais para a vida das pessoas nos dias
atuais. O desenvolvimento pleno da criança perpassa pela capacidade de ler,
de analisar e de perceber o mundo a sua volta. O presente trabalho trouxe uma
breve leitura da literatura infantil, buscando um pouco da sua história, desde a
mais remota gênese até suas origens e sua trajetória no Brasil, na qual
Monteiro Lobato aparece como figura de elevada importância, por ser o
precursor e um dos maiores escritores desse gênero na história do país.
Autores como Carvalho (1983), Coelho (1991), Abramovich (1993), Cunha
(2003), Arriés (2006) e Silva (2007) fazem parte do referencial teórico e
contribuíram para o seu embasamento, fundamentando e dando consistência
ao estudo. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de um questionário
que foi respondido por quatro profissionais de uma escola de educação infantil
da rede pública municipal de Mozarlândia, Estado de Goiás. A pesquisa tinha
como objetivos: analisar que contribuições a literatura infantil e a obra de
Monteiro Lobato traziam para o desenvolvimento e para formação das crianças
da educação infantil da escola citada anteriormente, analisar as principais
concepções da literatura infantil e das obras literárias relevantes utilizadas na
escola participante do estudo e analisar a importância dada às obras de
Monteiro Lobato que estavam sendo trabalhadas pelas professoras da
educação infantil da escola pesquisada. A pesquisa cumpriu prontamente seus
objetivos, pois a análise dos questionários possibilitou verificar que as
professoras pesquisadas davam grande importância à literatura infantil e às
obras de Monteiro Lobato, uma vez que essas obras eram largamente usadas
por elas em sua prática pedagógica cotidiana, especialmente por meio das
leituras e contação de histórias da literatura infantil, com destaque para as
aventuras da Turma do Sítio do Pica-pau Amarelo, trazendo grandes
contribuições para o desenvolvimento das crianças, pois as obras
apresentadas e as histórias lidas em sala de aula exercem grande fascínio
permitindo que os pequenos aprendizes façam correlações, diferenciem o real
do imaginário, exercitem a imaginação e a criatividade e despertem o desejo de
aprender a ler. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|