Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12683
Título: | As contribuições da metodologia de projetos um posicionamento democrático |
Autor(es): | Silva, Thalita Monteiro da |
Orientador(es): | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da |
Assunto: | Metodologia de projetos Ensino fundamental |
Data de apresentação: | 10-Jul-2015 |
Data de publicação: | 29-Mar-2016 |
Referência: | SILVA, Thalita Monteiro da. As contribuições da metodologia de projetos um posicionamento democrático. 2015. 54 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal refletir a respeito das contribuições da Metodologia de Projetos nos anos iniciais do ensino fundamental. Embora não faltem estudos sobre a sua importância enquanto instrumento de trabalho; atualmente há uma desvalorização de sua função político-social na escola, quanto a sua fundamentação teórica, perdendo seu principal perfil de democratizar as perspectivas de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa traz um estudo de caso em uma escola pública do Distrito Federal localizada na Asa Sul; cujo trabalho com projetos é utilizado com intencionalidade democrática, por meio dos projetos de ensino-aprendizagem. Pretende-se assim fazer uma reflexão sobre o tema com a participação da gestão e professoras desta escola que utiliza esse instrumento de ensino aprendizagem há muitos anos. Os resultados do estudo de caso apontam que são muitas as contribuições da metodologia de projetos: melhora das dificuldades de aprendizagem, melhora nos relacionamentos internos e externos da escola, aumento do diálogo disciplinar e relacional. _________________________________________________________________________ ABSTRACT The main objective of this study is to examine the contributions of project based learning in Elementary education. Although there is an abundance of studies about the importance of project-based learning as a teaching tool, currently there is a devaluation of its political-social function at the school level regarding its theoretical foundations and causing it to lose its main characteristic which is to democratize the teaching-learning perspectives. This research will focus on a case study of a public school in Asa Sul, Brasilia where project-based learning is utilized with a democratic mindset through the teaching-learning projects. The aim is to promote a reflection about the theme with the participation of this school's principal and teachers, who have employed this method of teaching-learning for several years. The results of this case study indicate that there are numerous benefits to the use of the projects methodology: improvement to learning disabilities, improvement in the school's both internal and external relationships and an increase of the relational and disciplinary dialogue. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons