Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | - |
dc.contributor.author | Silva, Thalita Monteiro da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thalita Monteiro da. As contribuições da metodologia de projetos um posicionamento democrático. 2015. 54 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo principal refletir a respeito das contribuições da Metodologia de Projetos nos anos iniciais do ensino fundamental. Embora não faltem estudos sobre a sua importância enquanto instrumento de trabalho; atualmente há uma desvalorização de sua função político-social na escola, quanto a sua fundamentação teórica, perdendo seu principal perfil de democratizar as perspectivas de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa traz um estudo de caso em uma escola pública do Distrito Federal localizada na Asa Sul; cujo trabalho com projetos é utilizado com intencionalidade democrática, por meio dos projetos de ensino-aprendizagem. Pretende-se assim fazer uma reflexão sobre o tema com a participação da gestão e professoras desta escola que utiliza esse instrumento de ensino aprendizagem há muitos anos. Os resultados do estudo de caso apontam que são muitas as contribuições da metodologia de projetos: melhora das dificuldades de aprendizagem, melhora nos relacionamentos internos e externos da escola, aumento do diálogo disciplinar e relacional. _________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | The main objective of this study is to examine the contributions of project based learning in Elementary education. Although there is an abundance of studies about the importance of project-based learning as a teaching tool, currently there is a devaluation of its political-social function at the school level regarding its theoretical foundations and causing it to lose its main characteristic which is to democratize the teaching-learning perspectives. This research will focus on a case study of a public school in Asa Sul, Brasilia where project-based learning is utilized with a democratic mindset through the teaching-learning projects. The aim is to promote a reflection about the theme with the participation of this school's principal and teachers, who have employed this method of teaching-learning for several years. The results of this case study indicate that there are numerous benefits to the use of the projects methodology: improvement to learning disabilities, improvement in the school's both internal and external relationships and an increase of the relational and disciplinary dialogue. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Metodologia de projetos | en |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | en |
dc.title | As contribuições da metodologia de projetos um posicionamento democrático | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-03-29T17:25:05Z | - |
dc.date.available | 2016-03-29T17:25:05Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-29T17:25:05Z | - |
dc.date.submitted | 2015-07-10 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12683 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|