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2015_MarliAlvesdaSilva.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | A importância da leitura nos primeiros anos do ensino fundamental em uma escola pública de Goiás (GO) |
Autor(es): | Silva, Marli Alves da |
Orientador(es): | Queiroz, Norma Lucia Neris de |
Assunto: | Leitura Educação de crianças Crianças - livros e leitura |
Data de apresentação: | 14-Dez-2015 |
Data de publicação: | 29-Mar-2016 |
Referência: | SILVA, Marli Alves da. A importância da leitura nos primeiros anos do ensino fundamental em uma escola pública de Goiás (GO). 2015. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2015. |
Resumo: | Este trabalho tem com o objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida com a leitura nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da cidade de Goiás (GO) e com os objetivos específicos: a) identificar as diferentes estratégias de leitura, utilizadas pelas professoras participantes da pesquisa; b) avaliar em que condições a leitura é prazerosa e válida, ao desejo do leitor, no grupo de alunos observados; c) identificar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e permitir a construção de pontos de vista de uma visão de mundo, e atribuição de sentido pelos alunos. Como referenciais teóricos foram estudados textos de importantes autores, tais como: Soares (1988), Martins (1994) e Freire (1989) especialmente este último que defende uma educação crítica e reflexiva no processo de construção da leitura. A metodologia teve como abordagem a pesquisa qualitativa, utilizando instrumentos de coleta de dados, observações do cotidiano escolar, entrevista e questionários, com três professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que: é importante estimular a leitura por diferentes estratégias, com incentivo por meio de imagens, leitura dramatizada e gestual, entre outras; é necessário que a escola ofereça condições favoráveis, inclusive os espaços adequados, confortáveis e sem interferências; e, finalmente, que a leitura deve ser abordada de forma significativa, por meio de ações pedagógicas que envolvam os aspectos cognitivos e sociais, desenvolvendo a opinião crítica e a reflexão dos alunos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia |
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