Resumo: | Este trabalho tem com o objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida com a leitura nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da cidade de Goiás (GO) e com os objetivos específicos: a) identificar as diferentes estratégias de leitura, utilizadas pelas
professoras participantes da pesquisa; b) avaliar em que condições a leitura é prazerosa e válida, ao desejo do leitor, no grupo de alunos observados; c) identificar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e permitir a construção de pontos de vista de uma visão
de mundo, e atribuição de sentido pelos alunos. Como referenciais teóricos foram estudados
textos de importantes autores, tais como: Soares (1988), Martins (1994) e Freire (1989)
especialmente este último que defende uma educação crítica e reflexiva no processo de
construção da leitura. A metodologia teve como abordagem a pesquisa qualitativa, utilizando instrumentos de coleta de dados, observações do cotidiano escolar, entrevista e questionários, com três professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que: é importante estimular a leitura por diferentes estratégias, com incentivo por meio de
imagens, leitura dramatizada e gestual, entre outras; é necessário que a escola ofereça condições favoráveis, inclusive os espaços adequados, confortáveis e sem interferências; e, finalmente, que a leitura deve ser abordada de forma significativa, por meio de ações pedagógicas que envolvam os aspectos cognitivos e sociais, desenvolvendo a opinião crítica e
a reflexão dos alunos. |