Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12660
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarliAlvesdaSilva.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorQueiroz, Norma Lucia Neris de-
dc.contributor.authorSilva, Marli Alves da-
dc.identifier.citationSILVA, Marli Alves da. A importância da leitura nos primeiros anos do ensino fundamental em uma escola pública de Goiás (GO). 2015. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractEste trabalho tem com o objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida com a leitura nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da cidade de Goiás (GO) e com os objetivos específicos: a) identificar as diferentes estratégias de leitura, utilizadas pelas professoras participantes da pesquisa; b) avaliar em que condições a leitura é prazerosa e válida, ao desejo do leitor, no grupo de alunos observados; c) identificar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e permitir a construção de pontos de vista de uma visão de mundo, e atribuição de sentido pelos alunos. Como referenciais teóricos foram estudados textos de importantes autores, tais como: Soares (1988), Martins (1994) e Freire (1989) especialmente este último que defende uma educação crítica e reflexiva no processo de construção da leitura. A metodologia teve como abordagem a pesquisa qualitativa, utilizando instrumentos de coleta de dados, observações do cotidiano escolar, entrevista e questionários, com três professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que: é importante estimular a leitura por diferentes estratégias, com incentivo por meio de imagens, leitura dramatizada e gestual, entre outras; é necessário que a escola ofereça condições favoráveis, inclusive os espaços adequados, confortáveis e sem interferências; e, finalmente, que a leitura deve ser abordada de forma significativa, por meio de ações pedagógicas que envolvam os aspectos cognitivos e sociais, desenvolvendo a opinião crítica e a reflexão dos alunos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLeituraen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordCrianças - livros e leituraen
dc.titleA importância da leitura nos primeiros anos do ensino fundamental em uma escola pública de Goiás (GO)en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-03-29T12:00:52Z-
dc.date.available2016-03-29T12:00:52Z-
dc.date.issued2016-03-29T12:00:52Z-
dc.date.submitted2015-12-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12660-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons