Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Norma Lucia Neris de | - |
dc.contributor.author | Silva, Marli Alves da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marli Alves da. A importância da leitura nos primeiros anos do ensino fundamental em uma escola pública de Goiás (GO). 2015. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho tem com o objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida com a leitura nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da cidade de Goiás (GO) e com os objetivos específicos: a) identificar as diferentes estratégias de leitura, utilizadas pelas
professoras participantes da pesquisa; b) avaliar em que condições a leitura é prazerosa e válida, ao desejo do leitor, no grupo de alunos observados; c) identificar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e permitir a construção de pontos de vista de uma visão
de mundo, e atribuição de sentido pelos alunos. Como referenciais teóricos foram estudados
textos de importantes autores, tais como: Soares (1988), Martins (1994) e Freire (1989)
especialmente este último que defende uma educação crítica e reflexiva no processo de
construção da leitura. A metodologia teve como abordagem a pesquisa qualitativa, utilizando instrumentos de coleta de dados, observações do cotidiano escolar, entrevista e questionários, com três professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que: é importante estimular a leitura por diferentes estratégias, com incentivo por meio de
imagens, leitura dramatizada e gestual, entre outras; é necessário que a escola ofereça condições favoráveis, inclusive os espaços adequados, confortáveis e sem interferências; e, finalmente, que a leitura deve ser abordada de forma significativa, por meio de ações pedagógicas que envolvam os aspectos cognitivos e sociais, desenvolvendo a opinião crítica e
a reflexão dos alunos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Leitura | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Crianças - livros e leitura | en |
dc.title | A importância da leitura nos primeiros anos do ensino fundamental em uma escola pública de Goiás (GO) | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-03-29T12:00:52Z | - |
dc.date.available | 2016-03-29T12:00:52Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-29T12:00:52Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12660 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|