Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12586
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarinaFerreiraUchoa.pdf3,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelando a estrutura de dependência do Mercosul : uma abordagem por D-Vine cópulas
Autor(es): Uchoa, Marina Ferreira
Orientador(es): Maluf, Yuri Sampaio
Assunto: MERCOSUL
Países em desenvolvimento
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 23-Mar-2016
Referência: UCHOA, Marina Ferreira. Modelando a estrutura de dependência do Mercosul:uma abordagem por D-Vine cópulas. 2015. 106 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a interdependência entre os mercados financeiros de quatro países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Chile e Peru) e os Estados Unidos. Para tanto, foi modelada a estrutura de dependência entre os países com uma D-Vine cópula de 5 dimensões. Essa metodologia permite uma análise conjunta dos cinco países e, portanto, fornece um panorama mais abrangente que o estudo por cópulas bivariadas. Os dados analisados consistem dos log-retornos diários dos índices filtrados pelo modelo AR(1)-GARCH(1,1) para o período entre 01/12/2003 e 22/09/2015. Os resultados apontam a forte presença de dependência caudal. A significância dos parâmetros estimados das marginais e das cópulas foi calculada por bootstrap em blocos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons