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Título: A lousa digital : do acesso deste recurso à formação dos professores em duas escolas do município de Alexânia-Goiás
Autor(es): Barbosa, Marcos José
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Lousa digital
Professores - formação
Data de apresentação: 7-Dez-2015
Data de publicação: 19-Fev-2016
Referência: BARBOSA, Marcos José. A lousa digital: do acesso deste recurso à formação dos professores em duas escolas do município de Alexânia-Goiás. 2015. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2015.
Resumo: Com o título A Lousa Digital: do acesso recurso à formação dos professores em duas escolas do município de Alexânia-Goiás, o presente trabalho teve como objetivo a formação continuada de um grupo de professores do Município de Alexânia-GO para usar a Lousa Digital Interativa em suas práticas pedagógicas. A Lousa Digital Interativa foi entendida aqui como um recurso pedagógico com a possibilidade de contribuir com a qualidade da prática em sala de aula, bem como despertar no aluno a curiosidade que é a base para as descobertas. Utilizando uma metodologia de pesquisa qualitativa descritiva e pesquisa ação, foram realizados encontros de formação com doze profissionais da educação de duas escolas do município de Alexânia-GO. A partir das entrevistas e oficinas para a utilização da Lousa Digital Interativa e suas funcionalidades, apresentamos os resultados evidenciados levando-se em conta aspectos tidos como relevantes, como opiniões e comentários dos participantes e suas propostas para sua escola. Como resultado deste trabalho ficou evidente que ainda existem fatores limitadores na figura do professor que não busca sua capacitação e se furta ao não investir em sua formação, e institucional na figura do Estado que abandona a escola e o próprio professor ao não investir o mínimo previsto em lei para a educação e formação docente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
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