Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12119
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarcosJoseBarbosa.pdf566,94 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorQueiroz, Norma Lucia Neris de-
dc.contributor.authorBarbosa, Marcos José-
dc.identifier.citationBARBOSA, Marcos José. A lousa digital: do acesso deste recurso à formação dos professores em duas escolas do município de Alexânia-Goiás. 2015. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractCom o título A Lousa Digital: do acesso recurso à formação dos professores em duas escolas do município de Alexânia-Goiás, o presente trabalho teve como objetivo a formação continuada de um grupo de professores do Município de Alexânia-GO para usar a Lousa Digital Interativa em suas práticas pedagógicas. A Lousa Digital Interativa foi entendida aqui como um recurso pedagógico com a possibilidade de contribuir com a qualidade da prática em sala de aula, bem como despertar no aluno a curiosidade que é a base para as descobertas. Utilizando uma metodologia de pesquisa qualitativa descritiva e pesquisa ação, foram realizados encontros de formação com doze profissionais da educação de duas escolas do município de Alexânia-GO. A partir das entrevistas e oficinas para a utilização da Lousa Digital Interativa e suas funcionalidades, apresentamos os resultados evidenciados levando-se em conta aspectos tidos como relevantes, como opiniões e comentários dos participantes e suas propostas para sua escola. Como resultado deste trabalho ficou evidente que ainda existem fatores limitadores na figura do professor que não busca sua capacitação e se furta ao não investir em sua formação, e institucional na figura do Estado que abandona a escola e o próprio professor ao não investir o mínimo previsto em lei para a educação e formação docente.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLousa digitalen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.titleA lousa digital : do acesso deste recurso à formação dos professores em duas escolas do município de Alexânia-Goiásen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-19T19:13:12Z-
dc.date.available2016-02-19T19:13:12Z-
dc.date.issued2016-02-19T19:13:12Z-
dc.date.submitted2015-12-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12119-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons