Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12118
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LazaraBuenodaSilva.pdf803,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Goiânia-GO
Autor(es): Silva, Lázara Bueno da
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Práticas pedagógicas
Leitura
Ensino fundamental
Data de apresentação: 11-Dez-2015
Data de publicação: 19-Fev-2016
Referência: SILVA, Lázara Bueno da. Contribuições da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Goiânia-GO. 2015. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade do Goiás-GO, 2015.
Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar a aplicação da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Goiânia-GO. Durante a pesquisa, que deu base a este estudo, foi realizada a partir da seguinte pergunta: Que contribuições a literatura infantil pode trazer para formação de leitores dos anos iniciais do ensino fundamental? E como objetivos específicos: analisar concepções da professora em relação à leitura, à formação do leitor na escola, à literatura infantil, ao ensino e à aprendizagem dos alunos; analisar a prática pedagógica desenvolvida pela professora em relação à formação do leitor na escola; analisar como é planejamento do trabalho com a formação do aluno leitor na escola pesquisada; identificar se a escola pesquisada incentiva a prática da leitura por meio dos textos literários nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a coleta de dados, foram feitas entrevistas com: a professora, diretora e funcionários da educação. Autores como, Abromovich (1997), Zibermam (1984), Lobato (1964), Gregorin Filho (2009), Andre (2004), Cunha (1987), Solé (1998) e outros que serviram de aporte documentos orientadores, como os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa foi abordagem qualitativa, em que foram utilizados os seguintes instrumentos de análise de dados: observação na escola de 40 horas, entrevista com a professora, analise documental dos documentos, Projeto Político pedagógico (PPP) e o Regimento Escolar da escola. Os resultados evidenciados foram que: as contribuições à literatura infantil trouxeram resultados importantes para formação de leitores dos anos iniciais do ensino fundamental; as concepções da professora em relação à leitura é um caminho para despertar o interesse pela leitura; a formação do leitor na escola considerada a Literatura Infantil essencial e a leitura de histórias um recurso eficiente na formação de crianças leitoras; a análise da pratica pedagógica desenvolvida pela professora em relação à formação do leitor na escola é transportar o mundo da imaginação despertando curiosidades; a análise de planejamento do trabalho com a formação do aluno leitor na escola pesquisada são livros textos destinados para crianças; foi identificado que a escola pesquisada incentiva a pratica da leitura por meio de textos literários nos anos iniciais do ensino fundamental, contando com um acervo para serem utilizados em sala de aula que enriquecem no âmbito escolar o gosto pela leitura. As contribuições podem concluir que a literatura infantil é trabalhada de maneira interdisciplinar e contextualizada, objetivando um trabalho satisfatório entre os pesquisados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons