Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Norma Lucia Neris de | - |
dc.contributor.author | Silva, Lázara Bueno da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lázara Bueno da. Contribuições da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Goiânia-GO. 2015. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade do Goiás-GO, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por finalidade apresentar a aplicação da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Goiânia-GO. Durante a pesquisa, que deu base a este estudo, foi realizada a partir da seguinte pergunta: Que contribuições a literatura infantil pode trazer para formação de leitores dos anos iniciais do ensino fundamental? E como objetivos específicos: analisar concepções da professora em relação à leitura, à formação do leitor na escola, à literatura infantil, ao ensino e à aprendizagem dos alunos; analisar a prática pedagógica desenvolvida pela professora em relação à formação do leitor na escola; analisar como é planejamento do trabalho com a formação do aluno leitor na escola pesquisada; identificar se a escola pesquisada incentiva a prática da leitura por meio dos textos literários nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a coleta de dados, foram feitas entrevistas com: a professora, diretora e funcionários da educação. Autores como, Abromovich (1997), Zibermam (1984), Lobato (1964), Gregorin Filho (2009), Andre (2004), Cunha (1987), Solé (1998) e outros que serviram de aporte documentos orientadores, como os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa foi abordagem qualitativa, em que foram utilizados os seguintes instrumentos de análise de dados: observação na escola de 40 horas, entrevista com a professora, analise documental dos documentos, Projeto Político pedagógico (PPP) e o Regimento Escolar da escola. Os resultados evidenciados foram que: as contribuições à literatura infantil trouxeram resultados importantes para formação de leitores dos anos iniciais do ensino fundamental; as concepções da professora em relação à leitura é um caminho para despertar o interesse pela leitura; a formação do leitor na escola considerada a Literatura Infantil essencial e a leitura de histórias um recurso eficiente na formação de crianças leitoras; a análise da pratica pedagógica desenvolvida pela professora em relação à formação do leitor na escola é transportar o mundo da imaginação despertando curiosidades; a análise de planejamento do trabalho com a formação do aluno leitor na escola pesquisada são livros textos destinados para crianças; foi identificado que a escola pesquisada incentiva a pratica da leitura por meio de textos literários nos anos iniciais do ensino fundamental, contando com um acervo para serem utilizados em sala de aula que enriquecem no âmbito escolar o gosto pela leitura. As contribuições podem concluir que a literatura infantil é trabalhada de maneira interdisciplinar e contextualizada, objetivando um trabalho satisfatório entre os pesquisados. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | en |
dc.subject.keyword | Leitura | en |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | en |
dc.title | Contribuições da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Goiânia-GO | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-02-19T19:11:40Z | - |
dc.date.available | 2016-02-19T19:11:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-19T19:11:40Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12118 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|