Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12095
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuanaGomesTeixeira.pdf3,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Escola Bilingue libras e português escrito do DF : um estudo de caso
Autor(es): Teixeira, Luana Gomes
Orientador(es): Buzar, Edeilce Aparecida Santos
Assunto: Educação bilíngue
Surdos - educação
Escola bilíngue
Data de apresentação: 3-Fev-2015
Data de publicação: 18-Fev-2016
Referência: TEIXEIRA, Luana Gomes. Escola Bilingue libras e português escrito do DF: um estudo de caso. 2015. 135 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo compreender o Bilinguismo a partir da experiência da primeira Escola Bilíngue do Distrito Federal. Para tanto, buscou-se as origens históricas dessa filosofia educacional, referências que explicassem teoricamente a educação bilíngue e o amparo legal da mesma. Além disso, procurou-se entender como se deu o movimento que originou escolas com esse cunho no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de cunho exploratório, a partir da abordagem Estudo Caso, na qual foram feitas observações participativas sistemáticas em duas turmas da escola, de 2º e 4º ano do Ensino Fundamental, e também em outros espaços da escola. Para ter um aprofundamento maior, também foram realizadas entrevistas e análise documental. Ao fim desta pesquisa foi possível perceber que a escola passa por um período de transição, mas que busca se aproximar o mais rápido possível de uma perspectiva educacional bilíngue, possuindo ainda pontos que a aproxima da Comunicação Total, mas que paulatinamente, vem incorporando o Bilinguismo em suas práticas pedagógicas, especialmente em sala de aula. E mesmo com essas questões, a escola traz grandes avanços para a educação dos surdos em diversos aspectos, nesse espaço a língua de sinais é compreendida e utilizada como primeira língua e a língua portuguesa na modalidade escrita, como segunda língua. Percebe-se que os estudantes surdos têm tido um melhor desenvolvimento, sendo partícipes de uma inclusão verdadeira, uma inclusão diferencial, tornando-se pessoas politizadas, cidadãs, que possuem plena consciência do papel que exercem no mundo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons