Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Buzar, Edeilce Aparecida Santos | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Luana Gomes | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Luana Gomes. Escola Bilingue libras e português escrito do DF: um estudo de caso. 2015. 135 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. | en |
dc.description.abstract | Esse trabalho teve como objetivo compreender o Bilinguismo a partir da experiência da primeira Escola Bilíngue do Distrito Federal. Para tanto, buscou-se as origens históricas dessa filosofia educacional, referências que explicassem teoricamente a educação bilíngue e o amparo legal da mesma. Além disso, procurou-se entender como se deu o movimento que originou escolas com esse cunho no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de cunho exploratório, a partir da abordagem Estudo Caso, na qual foram feitas observações participativas sistemáticas em duas turmas da escola, de 2º e 4º ano do Ensino Fundamental, e também em outros espaços da escola. Para ter um aprofundamento maior, também foram realizadas entrevistas e análise documental. Ao fim desta pesquisa foi possível perceber que a escola passa por um período de transição, mas que busca se aproximar o mais rápido possível de uma perspectiva educacional bilíngue, possuindo ainda pontos que a aproxima da Comunicação Total, mas que paulatinamente, vem incorporando o Bilinguismo em suas práticas pedagógicas, especialmente em sala de aula. E mesmo com essas questões, a escola traz grandes avanços para a educação dos surdos em diversos aspectos, nesse espaço a língua de sinais é compreendida e utilizada como primeira língua e a língua portuguesa na modalidade escrita, como segunda língua. Percebe-se que os estudantes surdos têm tido um melhor desenvolvimento, sendo partícipes de uma inclusão verdadeira, uma inclusão diferencial, tornando-se pessoas politizadas, cidadãs, que possuem plena consciência do papel que exercem no mundo. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação bilíngue | en |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | en |
dc.subject.keyword | Escola bilíngue | en |
dc.title | Escola Bilingue libras e português escrito do DF : um estudo de caso | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-02-18T13:18:54Z | - |
dc.date.available | 2016-02-18T13:18:54Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-18T13:18:54Z | - |
dc.date.submitted | 2015-02-03 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12095 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|